Entenda para que serve o intestino, nosso segundo cérebro

Se você tivesse que adivinhar qual é o segundo órgão mais importante do organismo humano, será que seu primeiro palpite seria o intestino? Comumente subestimado por quem não é da área, o intestino é tão essencial para a saúde que possui um “sistema nervoso próprio”, com cerca de 100 milhões de neurônios, e seu funcionamento pode fazer toda a diferença entre a saúde e a doença. Sua população inclui ainda aproximadamente 100 trilhões de microrganismos de mais de 300 espécies – é a microbiota intestinal humana.

Toda essa “galera” é parte do processo de produção de diversas substância fundamentais, que atuam como neurotransmissores. E o mais importante: até 90% da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar e felicidade, é produzida no intestino. Ou seja, se ele não funcionar bem, pode ficar bem mais difícil se livrar de doenças e sintomas como a ansiedade e depressão.

No dia a dia, manter a saúde intestinal envolve hábitos como evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, consumir regularmente frutas, verduras, legumes, grãos e alimentos ricos em fibras e minerais e ingerir pelo menos a quantidade mínima recomendada de água, que é de dois litros por dia. A prática frequente de exercícios físicos também é essencial para manter esse órgão íntegro e saudável e, consequentemente, dar um up na sua saúde.

Crédito foto: flickr.com/ericlewis

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *