Já viu o Doodle de hoje? Os primeiros jogos olímpicos da era moderna

Se você costuma usar o buscador mais popular do mundo, já sabe que em datas comemorativas e outros dias importantes o Google muda seu Doodle – a versão do seu logotipo – para prestar uma homenagem à data.

Imagem: Homepage do Google
Imagem: Homepage do Google

Hoje, a comemoração é pelos 120 anos dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

Foi entre os dias 6 e 15 de abril do ano de 1896, em Atenas, Grécia, que foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos de Verão da era moderna. Na ocasião, atletas de 14 países deram o seu melhor em nove modalidades esportivas: atletismo, ciclismo (pista e estrada), esgrima, ginástica artística, natação, levantamento de peso, luta olímpica (greco-romana) e tiro.

Há mais de um século, o barão de Coubertin (francês Pierre de Frédy, fundador do COI) reinventou os Jogos Olímpicos, permitindo a entrada de competidores de origem não-grega e a participação de mulheres. Um congresso olímpico foi realizado para analisar a proposta, que obteve aprovação em 1894 (dois anos antes da primeira realização dos novos jogos). Foi a partir daí que o termo “era moderna” apareceu. Atenas, capital da Grécia, foi escolhida pela sua familiaridade com os jogos, visto que já era palco dos chamados “Jogos Olímpicos da Antiguidade”.

 

Texto extraído de Blasting News, aqui
Crédito foto: flickr.com/QuinnDombrowski

 

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco.
Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *