Lentes fotográficas: registros em um piscar de olhos

Depois do Google Glass e da lente de contato similar projetada pela Samsung, chegou a vez da Sony entrar nessa corrida. Nas últimas semanas, a empresa patenteou uma “lente de contato fotográfica” – um dispositivo que vem com um módulo de câmera em miniatura integrado, com todos os componentes – sensor de imagem, lente, armazenamento, processador e até um módulo wi-fi para que as imagens sejam transferidas ao smartphone ou qualquer outro dispositivo conectado. Simples assim, num piscar de olhos.

 

Numa invenção digna de filmes de ficção científica, a câmera registra a imagem através de uma “abertura e fechamento conscientes” da pálpebra – ou seja, a lente inclui um sensor que consegue medir a pressão da pálpebra para entender se você está só piscando ou se é hora de clicar a foto. Além disso, a pálpebra também é a forma de controlar configurações como abertura e ampliação. Além disso, você consegue revisar as imagens capturadas diretamente na lente, antes de enviar ao smartphone.

iphoto-lente-de-contato-com-camera-sonySegundo o documento da patente, “a unidade de captação de imagens inclui, por exemplo, um sistema de lentes, incluindo a imagem da lente de captação, um stop de abertura, uma lente zoom, uma lente de focagem e semelhantes, um sistema de acionamento que aciona o foco e o zoom”. Há ainda um sistema próprio para o “modelo” de câmera, que consegue compensar o desfoque de imagem que é causado pelo movimento do globo ocular.

Por enquanto, a Sony está na frente – seu modelo é mais avançado que as versões do Google e da Samsung. E como o processo é demorado e complicado, ainda não sabemos se chegará mesmo ao mercado. O que sabemos é que a simples existência do protótipo já acende a discussão que estará cada vez mais presente, a medida que a tecnologia se desenvolve: como lidar com questões como a privacidade?

 

 

Informações de: iPhotoChannel
Imagens: Sony/ iPhotoChannel/Pexels/Divulgação

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *