Liderança e Autoliderança: líder não é cargo, é atitude

Nos últimos anos, os temários relativos aos conceitos de Liderança se desenvolveram com grande excelência e em diferentes abordagens por parte de estudiosos no assunto. Temas, tais como, Liderança servidora, autoliderança e Neuroliderança foram alguns dos aprofundamentos teóricos apresentados em todo o mercado, de um modo geral.

Dentre os principais conceitos, destaca-se o de que todos nós podemos ser líderes, com base na premissa básica de que liderança não é um cargo, liderança é uma atitude.

Igualmente, tal menção, nos remete a frase do consagrado executivo de comunicação norte-americano, Donald MacGannon:  “ Liderança é ação, e não posição’’.

Por outro lado, não apenas pelo fato do processo de liderança não depender de hierarquias, mas, por toda sua subjetividade, –  culminante de diversas análises em diferentes áreas do saber, que o tema também deve ser estudado no campo da autoliderança.

Esta, que, por sua vez, em tese, deve anteceder  a todos os conceitos e subjetividades existentes sobre o que se entende como liderança. Para que possamos liderar o próximo, sobre qualquer aspecto, precisa-se, primeiramente, liderar-se a si próprio.

Tão logo, o conceito de autoliderança, deriva-se de uma multivalência de saberes, tais como, os do autoconhecimento, da automotivação, autogestão, dentre outros.

Neste contexto, e com base nos conceitos consagrados deste tema, façamos a seguinte análise comparativa:

– Liderança servidora e autoliderança servidora: Antes de servirmos ao próximo devemos, primeiramente, servirmos a nós mesmos.

– Liderança sustentável e autoliderança sustentável:
 Antes de cuidarmos do meio ambiente, bem como à saúde do planeta, devemos, primeiramente, cuidarmos com efetividade de nossa saúde, sem que tal cuidado ( ecologia pessoal/mental)  não afete à ecologia ambiental.

– Neuroliderança e ‘’autoneuroliderança’’: antes de estudarmos a mente e o comportamento do próximo devemos, primeiramente, nos aprofundar em nossa própria mente.

E, assim por diante, em outros conceitos de liderança.

Sobretudo, busquemos conjugar e replicar, com excelência, a prática da autoliderança com os conceitos tradicionais de liderança humana.

Boa sorte e boas lideranças!

 

Crédito foto: freedigitalphotos.net/artzsamui

RELATED ITEMS
Informações do Autor

Daniel Lascani

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *