Outro dia li uma frase que me deixou bastante impactada, embora não seja nenhuma frase de alguém famoso, como Dalai Lama, Osho, Arnaldo Jabor, cujas as frases retiradas dos seus textos são sempre muito boas e impactam qualquer um, era uma frase que ficam nesses sites de mensagens motivacionais, achei tão legal que tive a ousadia de imprimi-la e colocar nos murais da empresa.

A frase é assim:

Dizem que a motivação não dura muito. O banho também não dura e é por isso que ele é recomendado diariamente”.

Infelizmente muitos líderes ainda acreditam que de nada adianta motivar as pessoas, já que em poucos dias, semanas ou quiçá até meses essa motivação se perderá. Pois bem fazendo uma analogia sobre a frase acima, o banho também não dura por isso o tomamos todos os dias, as vezes até mais de uma vez.

Observo que ainda existem muitos líderes que não se interessam pelo tema, e acabam não dando muita importância para a motivação de suas equipes, acham que isso é besteira e que cada um tem que dar o seu melhor e pronto já que ganham para estar na função que exercem. Não seria interessante para as empresas que todos estivessem motivados, para que todos pudessem trabalhar de forma positiva para o alcance dos resultados?

Motivar pessoas realmente não é tarefa fácil, exige persistência, ousadia e motivação é claro. Como alguém quer motivar o outro sem que ele próprio esteja motivado? não dá!

Ainda hoje em dia muitas empresas acreditam que só se motiva os colaboradores com dinheiro, ai querem aumentar salários, criam gratificações, bonificações, só que esquecem que lidam com seres humanos, que apesar de sim gostarem e precisarem do dinheiro precisam de reconhecimento, precisam ser ouvidos, notados e ter o direito sim de errarem

Existem três necessidades básicas do ser humano e quando se fala em motivação é importante tê-las em mente;

  • Ser ouvido na essência
  • Ser notado, reconhecido
  • Ter o direito de errar

Conversando com amigos sobre o tema e muitos me falaram, nossa ganho muito bem, tenho ótimas oportunidades de ganhos extras, porém ainda não me sinto motivado na empresa, pois nunca elogiam meu trabalho, raramente param e me olham para ouvir o que eu tenho a dizer…Quando erro, isso se torna maior do que as coisas positivas que faço… As pessoas andam carentes de motivação dentro das empresas, elas não estão sendo ouvidas, elogiadas, “acariciadas” com palavras eu diria, não que o líder tenha que ficar elogiando a todo momento, não é isso,  cada colaborador tem seu brilho especial, seria interessante ele receber um elogio por um trabalho concluído no prazo, por estar sempre no horário, por dar ideias e sugestões para a melhoria do trabalho de todos, isso pode ser feito diariamente, não precisa de palestras, workshops, treinamentos. Não é necessário grandes eventos, é só falar aquilo que é merecido por todos.

A motivação agrega valor ao maior e mais importante capital de todas as empresas O SER HUMANO.

No  coaching é utilizado o patrocínio positivo, onde as palavras levam estímulos positivos a outro indivíduo, isso traz resultados surpreendentes, pois imagine você isso você mesmo, recebendo um elogio inesperado, pelo simples fato de chegar sempre no seu horário? Ou ainda por estar sempre muito bem trajado? Ou ainda quem sabe, por contribuir positivamente no trabalho da empresa como um todo? Sente-se! Visualize seu líder ou diretor chegando amanhã em você e lhe dando um dos elogios acima, sinta a sensação gostosa que seu corpo produzirá, Você ficaria ou não com mais vontade de dar o melhor de si e continuar sendo cada dia melhor?

Entendeu como é importante motivar, se você gosta seus liderados também vão gostar.

Que tal começar hoje, agora, a praticar o patrocínio positivo aliado com as três necessidades básicas do ser humano com seus colaboradores?

E lembrem-se assim como o banho, a motivação também é recomendada diariamente.

Crédito imagem: freedigitalphotos.net/Keerati

Informações do Autor

Luise Brito

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *