Autoliderança: como desenvolver a habilidade de liderar sua carreira

Uma das maiores necessidades nos dias de hoje é a necessidade de autoliderança, pois quando o ser humano sabe liderar sua carreira, consegue gerar todos os recursos necessários para cumprir com seu propósito de vida e construir uma trajetória que reflete seus valores, paixões e talentos.

Para assumir as rédeas da carreira é essencial despertar o líder interno, que gera consciência nas escolhas profissionais e autonomia, a fim de gerar a autoestima e motivação necessárias para enfrentar os desafios do ambiente profissional.

O primeiro passo para assumir a liderança na carreira é olhar com honestidade a sua realidade. Quais são os meus pontos fortes? Quais são os meus talentos? O que me desperta paixão? Como posso unir meus talentos e paixões e usar isto na minha carreira?

Neste processo de autoconhecimento, o profissional vai percebendo as diversas nuances e possibilidades de realizar aquilo que ama fazer. Realizar esta autoavaliação é um passo importante para traçar um bom plano de ação, que possibilite o profissional caminhar até o estado desejado. Porém, muitas vezes o profissional se vê diante de muitas dúvidas e possibilidades, não tem um objetivo claro em mente e não consegue identificar sozinho o que realmente deseja para sua carreira e como alcançar este objetivo.

Como disse Stephen Covey, se não apoiarmos a escada na parede correta, cada passo que daremos nos levará a um lugar errado. E é neste cenário que muitos profissionais estão recorrendo ao apoio do processo de coaching, com a finalidade de buscar autoconhecimento e o planejamento de uma carreira focada em resultados produtivos.

Na trajetória profissional ter humildade para aprender o que cada fase da carreira tem a nos ensinar é fundamental, a fim de conquistar grandes conhecimentos e transformações que irão nos permitir a construção do nosso “Eu profissional”, que é justamente o conjunto dos nossos comportamentos, que podem ser lapidados no decorrer do tempo, com o intuito de gerar um conceito de valor para aqueles que se relacionam profissionalmente conosco.

Nesse sentido, o projeto de carreira é um caminho que está em constante transformação e pode ser que em algum momento, você escolha mudar a sua estrada, em busca de alinhar seus valores e sua carreira. Trilhar uma carreira bem sucedida envolve alguns fatores, dentre eles: foco, determinação, paciência e dedicação.

Quando entendemos que nossa atuação profissional é o resultado das nossas decisões, abrimos o caminho para assumir o controle da carreira e viver fazendo aquilo que ama.

Informações do Autor

Isa Martins

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *