Líderes educam; chefes apenas dão e recebem ordens

Muito se discute sobre a diferença entre líderes e chefes, mas poucos conseguem definir corretamente e ter argumentos para tal debate. Então, nada melhor que começar desmistificando tais termos: Chefe é aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status, de poder e autoridade dentro do grupo. Líderes educam, são algo muito maior “chefia”. O líder é aquele que tenta sempre manter a equipe motivada, trabalha junto com o grupo, que busca sempre aprender, melhorar e passar adiante o seu aprendizado. Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento delas, sabe dar feedbacks construtivos e ajuda a melhorar o colaborador como profissional e, muitas vezes, pessoalmente também. Para ele, pessoas não são simplesmente números.
Sabendo disso, o líder tem consciência da influência positiva que ele possui sobre as outras pessoas e tenta buscar diferentes formas de aperfeiçoar o trabalho de toda a equipe. É na base da tentativa e no erro, mas nunca há a possibilidade de desistência, quando algum método de trabalho não tem o resultado desejado é o papel do líder buscar outras formas de melhorar o desenvolvimento do todo.
Muitas vezes esse líder é comparado ao professor, que prepara diferentes estratégias para seus alunos, com o objetivo de que todos tenham a melhor absorção do conteúdo. O resultado fica ainda melhor e mais rápido quando o grupo acredita e tem respeito pela pessoa que tem o domínio do conhecimento, consciente que se escutarem e aprenderem com ele, podem contribuir para transformação do ambiente em que vivem, seja ele profissional ou pessoal.
Pessoas com habilidade de líder são peças chaves e cada dia mais valorizadas. Eles são o espelho e a linha de frente da empresa, pois pensam grande, sabem que não trabalham sozinhos e que, mesmo com o cargo superior mantém o respeito, traçam objetivos motivadores e desenvolvem diferentes formas de trabalho para chegar ao resultado, conscientes que o exemplo servirá para que outras se inspirem. Por esse motivo, sua finalidade é passar o seu conhecimento para o maior número de indivíduos da forma mais fácil de ser compreendida, mesmo sendo um desafio por se trata de pessoas, cada um com seu tempo e sua forma de encarar as situações.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/stockimages

Informações do Autor

Antônia Braz

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *