5 de novembro: Livro sobre o Juventus tem data de lançamento marcada

O primeiro livro tendo como tema o Grêmio Esportivo Juventus já tem data de lançamento marcada. Intitulado ‘A primeira vez do Moleque’, a obra estará disponível a partir do dia 05 de novembro. Ela reconta com riqueza de detalhes como foram os vinte e seis jogos realizados pelo ‘Time do Padre’ em seu primeiro Campeonato Catarinense. A história, que completou quatro décadas neste ano, foi resgatada pelo administrador e jornalista Henrique Porto em 290 páginas e 56 fotografias.

O processo de escrita iniciou em fevereiro deste ano, com pesquisas ao acervo da Liga Jaraguaense de Futebol. Após, iniciaram-se as entrevistas (doze no total), a busca por conteúdo junto aos arquivos históricos de toda Santa Catarina e as consultas a historiadores de outras equipes, até o ‘quebra-cabeça’ ser montado com todas as suas peças.

lançamento 2
Crédito: Divulgação

“Foi um processo longo, mas recompensador. De início faltavam muitas peças, como saber quem marcou o primeiro gol, a escalação que venceu o primeiro jogo, entre outras informações essenciais”, relata o escritor. Como base para a pesquisa, foram utilizadas as edições dos periódicos A Notícia, O Estado, Jornal de Joinville, Jornal de Santa Catarina, O Correio do Povo, A Gazeta e Revista Placar.

“Foram recuperadas cerca de 300 reportagens, além de muitas fotos. Eu não tinha uma foto sequer quando iniciei, apenas onze súmulas”, comenta Porto. “Sem querer criar expectativa, mas o material foi feito com muito carinho e cuidado. Quatro pessoas tiveram acesso ao texto final e todos foram unanimes nos elogios”, festeja o autor. “Sempre gostei de assistir aos documentários da ESPN e da forma como eles tratam o esporte. Fazem de qualquer partida algo memorável e pensei que um dia poderia fazer isso pelo clube, que neste ano completa seu primeiro cinquentenário”, acrescenta.

Entre as histórias resgatadas e contadas no livro estão a de um goleiro que cobrava pênaltis, um massagista que também jogava na linha, um outro goleiro que costumava brilhar fora de casa, um artilheiro que chegou ao clube sem ser contratado, o jantar que era oferecido a todos os adversários, a presença marcante do Padre Elemar Scheid nas situações mais diversas, as ‘molecagens’ sobre Internacional de Lages e Joinville, uma ‘Miss Jaraguá’ juventina e outras tantas curiosidades da época.

O lançamento do livro ‘A primeira vez do Moleque’ ocorre no dia 5 de novembro, a partir das 10h, no Salão Social do Estádio João Marcatto. O evento é gratuito e na ocasião haverá a venda de exemplares ao custo de R$ 50. Os livros também podem ser adquiridos na loja virtual da editora Mundo Acadêmico, pelo endereço www.editoramundoacademico.com.br. Quem adquiriu seu exemplar na pré-venda, pelo site ‘Benfeitoria’, poderá retirar no evento de lançamento.

Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas diretamente com o autor, pelo telefone (47) 9991-0818 ou pelo e-mail [email protected].

Texto: Agência Sporto/Divulgação

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco.
Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *