Conheça as Majestades do Tiro da 28ª e a Rainha da 29ª Schützenfest!

No final da tarde deste domingo (20), diante de um bom público que prestigiou o último dia da 28ª Schützenfest- Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul, ocorreu a Premiação e Coroação de Fábio Vínicius Dematté e Valéria Westphal Bargen como as Majestades do Tiro 2016/2017. Enquanto o rei conseguiu sua coroa com a marca 629,0 pontos, sua companheira de trono, Valéria, alcançou o índice de 632,6 pontos.

“A gente disputou muito para estar aqui, foram seis etapas de competição bastante acirradas, mas no final valeu a entrega e união de nossas equipes do Baependi para que pudéssemos estar aqui neste momento tão bacana”, destacou Fábio Dematté. Já Valéria destacou a importância desta cerimônia para manter viva a tradição do firo. “Sem contar que este ano tivemos a presença de um medalhista olímpico de tiro (Felipe Wu) que contribuiu muito para incentivar os jovens a praticar o tiro”, sorriu.

Coube ao rei e rainha de 2015/16, Fabiano Schmidt e e Adriane Henn entregar as faixas às novas majestades do tiro da Schützenfest. Além deles também foram premiadas majestades de outras cinco categorias: carabina ar-seta juvenil (masculino e feminino), carabina ar-seta adulto (masculino e feminino); carabina ar-chumbinho juvenil (masculino e feminino), carabina ar-chumbinho adulto (masculino e feminino), carabina 22 adulto (masculino e feminino).

A cerimônia de premiação foi conduzida pelo presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sidnei Lopes, mas também contou com a prefeito do município, Dieter Janssen e do presidente da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), Wilson Bruch. “Este é um momento mágico e um dos mais importantes da Schützenfest. É fruto do trabalho voluntário das sociedades para que nossas tradições permaneçam e se fortaleçam cada vez mais”, exaltou Bruch, que depois comandou o tradicional desfile com as majestades do tiro.

PREMIAÇÃO

MAJESTADES DO TIRO

Rei dos Atiradores – Fábio Vinícius Dematté

Rainha das Atiradoras – Valéria Westphal Bargen

 

Carabina ar-seta juvenil (masculino)

1º – Igor Luis Capregher – Sociedade Bandeirantes

2º – Henrique Sergio Bertoldi – Salão Barg

3º – Ruan Carlos de Oliveira Bähr – Salão Barg

 

Carabina ar-seta juvenil (feminino)

1º- Katiane Kristine Laube – Guarany

2º – Aline da Silva – Salão Barg

3º – Letícia Gomes – Adag Guaramirim

 

Carabina ar-seta adulto (masculino)

1º – David Itamar Leitzke – Adag Guaramirim

2º – Luiz Gregório Klein – Vieirense

3º – Tiago Rafael Ferin – Salão Barg

 

Carabina ar-seta adulto (feminino)

1º – Ana Paula Gonçalves – Baependi

2º – Iria Cielusinski Maragoni – Baependi

3º – Elizandra Berlanda – Alvorada

 

Carabina ar-chumbinho juvenil (masculino)

1º – Alan Klebowski Rux – Aliança

2º – Gustavo Vinicius Wolter – 25 de Julho

3º – André Lindermann – Vitória Rio da Lua

 

Carabina ar-chumbinho juvenil (feminino)

1º – Alessa Hornburg – Salão Barg

2º – Gabriela Muller Alegre – Hansa Hmboldt

3º – Tainara de Almeida Abreu – Alvorada

 

Carabina ar-chumbinho adulto (masculino)

1º – Guilherme Falk – Aliança

2º- Anderson Michel Hornburg- Salão Barg

3º – Diego Weiss – Centenário

 

Carabina ar-chumbinho adulto (feminino)

1º – Ana Puala Voltolini Dematte – 25 de Julho

2º – Kátia Bier – 25 de Julho

3º Aldina Wackerhage – Salão Barg

 

Carabina 22 adulto (masculino)

1º – Christina Roberto Vota – Baependi

2º – Gelindo Pereira – Vieirense

3º – Eno Kopsch – Alvorada

 

Carabina 22 adulto (feminino)

1º – Marly Barbieri Holz – Vitória Rio da Luz

2º – Ruth Strutz – Aliança

3º – Juliana Anacleto Minet – Independência

 

Alice Bast é a rainha escolhida para a 29ª Schützenfest

 

Alice Bast

A jovem Alice Bast, de apenas 22 anos, que sonha em fazer faculdade de Veterinária ou Agronomia é a mais nova rainha da Schützenfest e que reinará na 29ª edição da festa. A representante da Sociedade Vieirense venceu uma equilibrada disputa com outras 14 concorrentes no início da noite deste domingo (20). Vanessa Siewerdt, da Sociedade Alvorada e Juliana Uenning, Sociedade Centenário, foram escolhidas, respectivamente, como primeira e segunda princesas.

“Sinceramente, ganhar não era algo que esperava. Sempre gostei desta tradição do tiro e por influência de amigos e da família resolvi concorrer”, dizia Alice, visivelmente emocionada. A rainhã é estudante de Alemão, mas disse que devido a agenda para divulgar a festa vai ter que dar um tempo no aprendizado. “Acho que o pouco que já sei, vai ajudar, né?”, brincou. Alice também não decidiu se no futuro irá cursar Veterinária ou Agronomia; “Mas deve ser algo ligado ao campo já que meu noivo é agricultor e eu gosto muito desta área”, completou.

Ao lado das princesas, Juliana e Vanessa, a nova majestade da Schutzenfest subiu ao palco e com a banda XV Show embalou os foliões que lotavam o Pavilhão A nos úlitmos acordes da Festa dos Atiradores deste ano.

Não menos sorridente estava a rainha de 2015/16 Raquel Ramthum, que passou a faixa para Alice. Por força do regulamento do concurso das majestades – que este ano passou para o último dia da festa – viu seu reinado se estender por praticamente duas edições da festa. “Me sinto coroada duas vezes”, sorriu. Depois falou de como foi ser embaixatriz da Festa durante dois anos. “Acho que a Schützenfest representa os valores da família, das tradições das sociedades de tiro, da amizade e eu me identifico muito com estes valores e foi muito legal representá-los neste período”, destacou Raquel em tom despedida.
Texto e imagens: Assessoria/PMJS

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *