Retorna Machine: Máquina de trocas que estimula a reciclagem

Você já deve ter visto por aí projetos inovadores para estimular a reciclagem. A boa notícia é que um deles acabou de chegar ao Brasil: a Retorna Machine, uma máquina que troca garrafas plásticas e latas de alumínio por descontos na conta de luz e créditos no bilhete único de transporte.

Por enquanto, ela já pode ser utilizada em alguns pontos da cidade de São Paulo. O sistema foi instalado na linha 4 do metrô e funciona assim: você preenche um perfil, após acessar o terminal, e a partir de então já possui uma conta para fazer a troca. Ela funciona por um sistema de pontuação: cada latinha vale 15 pontos e cada garrafa plástica, 10. Cada pessoa pode trocar até dez embalagens por dia, de 350 ml a 2,5 litros. Cada 20 pontos equivalem a um crédito de R$ 0,07 no Bilhete Único, e cada 100 pontos são transformados em R$ 0,27 de desconto na conta de luz.

Os valores, é claro, não são tão altos assim, mas a iniciativa é muito valiosa considerando-se a quantidade de lixo que produzimos diariamente – e nada melhor do que um sistema de recompensas para chamar atenção a uma causa tão importante nos dias de hoje.

Crédito foto: divulgacao

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *