Roteiro: Descubra as maravilhas naturais e históricas da Croácia

Que tal fazer um pedido em uma igreja no meio de uma ilha? Ou então visitar um castelo que foi construído encravado em um enorme paredão de rocha? Talvez seja mais do seu gosto visitar um parque com 16 lagos interligados por 92 cachoeiras, e depois testemunhar uma das saudações ao sol mais lindas de todo o planeta? Calma, não precisa escolher – com o roteiro que você vai conhecer a seguir, esses são só algumas das experiências inesquecíveis que você pode ter em um passeio pela Croácia, com passagens pela Eslovênia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. Vamos a ele?

Primeiro contato: Ljubljana, Eslovênia

Nosso passeio começa aqui, na capital eslovena, com um tradicional city tour por construções históricas e pela praça da cidade, seguindo depois para o Castelo de Bled, com um passeio de barco pelas águas verde-esmeralda do lago de mesmo nome. É lá, no meio de uma pequena ilha, que fica a Igreja de Santa Maria, onde a tradição é tocar o sino e fazer um pedido. À noite, que tal um passeio livre pelo centro histórico?

Um castelo na pedra e da Eslovênia à Croácia

Hoje a visita é a Postojna, para conhecer o castelo encravado no paredão de rocha e a Caverna de Postojna, com 20km de galerias incríveis – é uma das maiores da Europa. No mesmo dia, você já dorme em Plitvice, na Croácia.

Parque Nacional de Plitvice e o litoral histórico

São 16 lagos, interligados por 92 cataratas, com uma fauna e flora riquíssimas que renderam ao parque a denominação de Patrimônio Universal da UNESCO. Em seguida, você chega a Zadar, uma cidade litorânea histórica com construções bizantinas e ruínas romanas imperdíveis. À noite, o Paine Solar oferece a saudação ao sol imperdível que você leu na introdução dessa matéria.

Tour histórico

Logo depois do café da manhã, uma pequena cidade situada sob um ilhote e repleta de vestígios da Idade Média. Depois, Split, a segunda maior cidade croata e seu Palácio de Diocleciano, construído todo em pedra branca no século III e reformado na Idade Média. Lá é possível conhecer também a Catedral de San Duje, patrono de Split, e o Templo de Júpiter. Para terminar o dia? Um Ferry Boat para pernoite na maravilhosa Ilha de Hvar.

A Ilha Maravilhosa

Nessa ilha incrível, de mar cristalino e um azul indescritível sobre infinitas pedrinhas, o clima é festivo, há barcos por todos os lados, ótimos restaurantes ao ar livre, campos de lavanda e até praias de nudismo. Aqui, o passeio histórico é levado a outro nível: a história remonta ao período neolítico (3.500 a 2500 a.C.), com ocupações por gregos, romanos, bizantinos, criatas, venezianos e austro-húngaros. Dá para imaginar o resultado? E se não fosse o suficiente, há ainda um passeio de barco para conhecer a Gruta Verde e Azul – essa, nem tem como descrever.

A Pérola do Adriático

Após mais um dia de passeio com visuais deslumbrantes, você acorda em Dubrovnik e aproveita o City Tour na cidade, que é conhecida como Pérola do Adriático. Rodeada por 1.940 metros de grandes muralhas góticas e renascentistas, guarda em seu interior numerosas igrejas, palácios e o Mosteiro Franciscano, que abriga a Farmácia mais antiga do mundo. Na segunda metade do dia, um passeio de barco pela costa, um teleférico com uma vista linda e tempo livre para conhecer todos os segredos da muralha.

As belezas de Montenegro

Que tal passar o dia em outro país? Nessa parte da viagem, parte-se para Kotor, em Montenegro, para margear o Golfo Boka Kotorska, onde ficam as Baías de Topla, Tivat, Risan e Kotor – único fiorde do mediterrâneo e o mais setentrional da Europa. No caminho, uma parada do vilarejo de Perast, com a única ilha artificial do Adriático. Conta a lenda que lá, após um naufrágio, em 1630, pescadores encontraram uma imagem de nossa senhora e prometeram construir uma igreja para ela. Até hoje os moradores remam até o local para continuar a construção da Igreja de Nossa Senhora das Rochas, em estilo barroco, que abriga uma incrível coleção de pinturas. No final do dia, retorno ao hotel para permoite.

A aparição da Virgem Maria

No dia seguinte, é hora de visitar Medjugorje, onde ocorreu a aparição da Virgem Maria em 1981. Em seguida, o passeio continua em Mostar, com grandes belezas naturais e uma paisagem urbana cortada pelo Rio Neretva, no meio de um vale. O dia termina em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina.

Sarajevo e o Túnel da Vida

A cidade em que ocorreu o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand, dando início à Primeira Guerra Mundial, é uma das mais orientais e de maior diversidade cultural da Europa. Em Sarajevo é possível passear pelo centro histórico, conhecendo a Biblioteca Nacional, o Bascarsija (antiga área de comércio turco), museus, os centros religiosos e o Museu do Túnel da Guerra de Sarajevo, conhecido como Túnel da Vida, que salvou a vida de mais de um milhão de pessoas entre 1992 e 1995.

De volta à Croácia

O último dia de passeios da viagem é em Zagreb, capital da Croácia. O City Tour passa pelo centro histórico “Gornji Grad”, com a famosíssima Catedral interligada à cidade baixa por um funicular, a visita à Igreja de San Marcos e à Praça do Rei. Com a agenda menos cheia, o último dia dá tempo de reunir as últimas lembranças para a família e amigos e deixar tudo pronto para a partida de volta ao Brasil, no dia seguinte.

E aí, quer ver tudo isso em primeira mão? Venha conosco conhecer a Croácia!
Saída da viagem em junho de 2017, com guia brasileiro desde a partida.
Entre em contato com a Viajare Turismo e fique por dentro de todos os detalhes!

Imagem: Víctor González

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

1 Comentário
  1. mensagem de aniversario

    31 de março de 2017 de 11:21

    Muito bom adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *