Série Memórias e Costumes: conheça a história do edifício Tufie Mahfud

A quinta reportagem da série sobre a importância da preservação da memória por meio de imóveis tombados ou de interesse de preservação destaca o edifício Tufie Mahfud, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 99. Trata-se de mais uma tipologia construtiva com elementos arquitetônicos remanescentes da imigração alemã. O edifício tem construção em alvenaria autoportante, com dois pavimentos de utilização originalmente residencial e comercial, mantém suas características e volumetria quase que na sua totalidade. Esse tipo de arquitetura marca uma época e um regionalismo, além de participar ativamente do cenário urbano com volume de seus telhados e ritmo das aberturas.

tufie

O imóvel edificado por Tufie Mahfud em 1936 já foi sede da prefeitura de Jaraguá do Sul e também Fórum em 1929, sendo tombado pelo decreto 10.622/2015. Uma vez tombado, o imóvel continua sendo dos proprietários, não se alterando o direito de propriedade, podendo ser vendido, alugado ou cedido, desde que não sejam alterada as suas características físicas. Outra vantagem é a possibilidade de participação de editais para obter recursos para sua restauração e manutenção, seguindo critérios de preservação do estilo arquitetônico original. Outro aspecto econômico importante é a isenção tributária municipal sobre o imóvel. (Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul).

Mais informações sobre o assunto AQUI e AQUI.

Texto e imagem: Setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *