Mitos e verdades sobre alimentos sem lactose

Para aqueles que são intolerantes à proteína do leite, a alternativa é buscar alimentos sem lactose. Mas você sabia que não são todos os alimentos lácteos que provocam a intolerância? Existem queijos e leites que possuem lactose e podem ser consumidos por quem sofre com intolerância.

Leite de coco pode ser consumido pelos intolerantes: VERDADE – Leites de origem vegetal estão liberados para os intolerantes à lactose. Isso inclui leite e soja, leite de arroz, entre outros.

Nem todo alimento lácteo tem lactose: VERDADE – Todo leite de origem animal possui lactose em sua composição, inclusive o leite materno. Mas a proteína do leite pode ser retirada através de um processo industrial. Portanto, produtos lácteos podem estar isentos de lactose.

Alimentos com baixo teor de lactose são indicados para intolerantes: MITO – As quantidades não significam que o produto não vai fazer mal. Cada organismo possui um nível diferente de intolerância, por isso, evite alimentos de baixo teor de lactose e dê preferência para os que são isentos.

 

Busque estar atento às embalagens dos alimentos e siga as orientações do seu médico. Cada organismo age de uma maneira diferente, por isso é importante o acompanhamento médico para conhecer bem o seu organismo e o que você pode e não pode consumir.
Você é intolerante à lactose? Compartilhe conosco dicas de alimentação.

 

Crédito foto: flickr.com/RoxanneReady

Informações do Autor

Ana Paula Venturella

Redatora do Grupo Dom7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *