Jaraguá nas alturas: Montanhista conquista a Cordilheira da Bolívia

No último dia 25, o montanhista amador jaraguaense Glauco Rhuan Manske chegou ao cume da montanha Huayna Potosi (6088m de altitude), localizada na Cordilheira Real, Bolívia. Para essa escalada, foram necessários seis meses de preparo físico, psicológico e desenvolvimento de equipamentos.

Buscando fazer uma escalada diferenciada, Glauco usou seu conhecimento de engenharia, para projetar e fabricar parte do equipamento necessário, como por exemplo o piolet, semelhante a uma picareta de gelo, símbolo já consagrado de escalada em gelo.

O jaraguaense saiu sozinho rumo ao Altiplano Andino, região que permaneceu até aclimatar o organismo à altitude e então iniciou a escalada. Foram três dias escalando a montanha, até chegar ao cume.

“- Embora as condições de gelo e vento não estavam favoráveis, a preparação física que fiz e meus equipamentos, foram cruciais para o sucesso na escalada. Fez -10°C no dia do ataque ao cume, e mesmo sob efeitos da altitude, consegui manter o foco e lograr o êxito em chegar ao cume e ainda ver o nascer do sol por trás da Cordilheira”, comenta Glauco, que já está de volta da Bolívia.

Esta foi a terceira montanha nos Andes escalada pelo Glauco, que vê na prática esportiva uma forma de se manter saudável fisicamente, superar desafios pessoais e adquirir conhecimento. Para alcançar seu objetivo na Bolívia, foram necessários leituras de livros técnicos e artigos sobre medicina de alta montanha, garantindo assim maior segurança para o período em que esteve escalando.

Texto e imagem: Glauco Rhuan Manske

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *