Mulheres empreendedoras se destacam no cenário econômico

As mulheres têm se destacado cada dia mais no mercado de trabalho. Há vinte anos, jamais imaginaríamos o poder e o destaque que as mulheres empreendedoras ocupariam nas empresas. Hoje, o que podemos ver é que acada dia elas ganham mais força e destaque nas mais diversificadas áreas de atuação.

Com a crise econômica e política que toma conta dos jornais e dos assuntos em família, as mulheres, que são maioria na população brasileira, mais uma vez estão tendo um papel de destaque no cenário econômico e social brasileiro.

Para driblar a crise econômica, a solução que muitas pessoas têm encontrado é de buscar alternativas para manter a sua renda e seguir tendo condições de custear as despesas familiares, sem gerar prejuízos com relação à educação dos filhos, ao custeio de planos de saúde e demais despesas fixas mensais que fazem parte da realidade do brasileiro.

Nesta situação, o empreendedorismo tem ganhado uma força muito grande. Muitas pessoas tem se apoiado na abertura de pequenos negócios para driblar a crise econômica.

Dentro deste cenário, percebe-se que uma quantidade enorme de mulheres têm assumido a posição de empreendedoras, criando uma era de mulheres empresárias, que buscam incansavelmente por uma alternativa para fugir da crise.

A criatividade não tem limites quando o assunto é empreender. Mulheres que são ótimas confeiteiras estão encontrando renda extra na produção de quitutes, outras, que gostam do mercado da beleza, estão abrindo salões de beleza em seus bairros e atraindo pessoas de seu círculo social para fazer parte do negócio, mulheres antenadas nas necessidades do mercado têm criado empresas de assessoria em eventos.

Com isso, muitas portas têm se aberto para aquelas mulheres que buscam inserção no mercado de trabalho através da criação de pequenas empresas. Hoje, é possível legalizar o seu negócio enquadrando sua empresa no MEI – Microempreendedor Individual, além de haver inúmeras alternativas de negócios como franquias, que podem ser iniciadas com  baixo investimento.

Se você é mulher e deseja empreender, vale a pena conhecer  o Projeto Rede Mulher Empreendedora, que trabalha com a integração, conhecimento e troca de informações entre mulheres que empreendem em todo o território nacional.

Mulheres sempre foram criativas, e mais uma vez, estão encontrando uma solução criativa e corajosa para fugir da crise e manter seus negócios. Você conhece alguma história de mulheres empreendedoras? Escreva para a gente contando um pouco mais.

Saiba mais sobre o MEI : http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Microempreendedor-Individual-conta-com-o-Sebrae

Conheça um pouco mais a Rede Mulher Empreendedora: http://www.redemulherempreendedora.com.br/

 

Crédito foto: flickr/PascalTerjan

Informações do Autor

Ana Paula Venturella

Redatora do Grupo Dom7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *