Noz-Moscada: 10 benefícios e uma receita deliciosa para experimentar!

Até o início do século 19, o único lugar do mundo em que era possível encontrar a noz-moscada eram as olhas Banda, nas Molucas, Indonésia. A barreira geográfica, no entanto, não impediu que ela fosse alçada ao posto de uma das iguarias mais valorizadas do mundo – além de ser utilizada desde os tempos dos romanos, era vendida por mercadores árabes e distribuída na Europa por preços absurdos. Lá, virava ingrediente culinário e medicinal.

E não é para menos: além de seu cheiro e sabor marcantes e adocicados, o fruto da moscadeira fornece minerais essenciais como potássio, cálcio, ferro e manganês – essencial para a quebra de gordura e colesterol –, além de vitaminas do complexo B, C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina. Isso sem contar o baixo teor de sódio e colesterol.

Com todas essas propriedades, a iguaria pode ser presença constante na sua cozinha. Utilizada em pratos doces e salgados – além de infusões com fins medicinais –, ela só precisa ser consumida em pequena quantidade e com alguns cuidados: além de ser abortiva, o consumo de 5g do pó pode produzir alucinações visuais e auditivas, descontrole motor e despersonalização.

Anotou os cuidados? Agora, é só conferir a seguir os 10 benefícios da noz-moscada – e uma receita deliciosa para começar a incluí-la na sua dieta!

Os 10 benefícios da noz-moscada

1 – Estimula o cérebro
Reduz o esgotamento mental, o estresse e a fadiga e melhora a capacidade de concentração. Além disso, é um ótimo remédio contra a ansiedade e a depressão. Um dos seus componentes, a miristicina, ainda protege o cérebro contra doenças degenerativas.

2 – Alívio de dores
O extrato de noz-moscada, mais concentrado que a versão culinária, é utilizado como sedativo no tratamento de dores nas articulações e nos músculos. Massagem com o óleo é indicado para artrite, reumatismo e lumbago. Ele ajuda ainda a reduzir o inchaço das articulações.

3 – Sistema gastrointestinal
Seu óleo ou consumo frequente é indicado para quem tem problemas como diarreia, constipação intestinal, flatulência ou problemas digestivos constantes. A noz-moscada consegue aliviar a indigestão e seu extrato aumenta o apetite.

4 – Tratamento de mau-hálito
A iguaria age contra as bactérias que produzem o mau-hálito, além de auxiliar contra problemas de gengiva e dor de dente.

5 – Desintoxicação de rins e fígado
O acúmulo de toxinas no organismo por causa de fatores como poluição, estresse, tabaco ou medicações geralmente prejudicam mais os rins e o fígado – que podem ser desintoxicados com a noz-moscada. Ela ajuda ainda a dissolver cálculos renais e prevenir gota e inflamação das articulações.

6 – Pele
Fornece maciez e resolve problemas como marcas de acne. Misture o pó da noz-moscada ao mel e aplique no rosto para obter seus benefícios.

7 – Problemas do sono
Dificuldades para dormir? Um copo de leite com uma pitada de noz-moscada ajuda a relaxar e induzir o sono.

8- Alívio de cólicas menstruais
Ajuda ainda a reduzir os efeitos da TPM – Tensão Pré-Menstrual, como a melancolia, mudanças de humor e desequilíbrio hormonal.

9 – Circulação
Como é estimulante, ela aumenta a circulação sanguínea e conforta o corpo. Estimula ainda o sistema cardiovascular e faz bem para o coração.

10 – Sistema respiratório
Ela alivia a congestão nasal e outros sintomas do resfriado. O óleo, inclusive, é benéfico para o tratamento da asma.

Informações: Mundo da Boa Forma

 

RECEITA: Contrafilé com Purê de Batata-doce

Ingredientes
2 unidades de contra-filé
2 batatas-doces médias
Suco de ½ limão
1 fio de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz-moscada
Quanto baste de salsinha picada

Modo de preparo
Tempere a carne com o sal e a pimenta.
Lave, descasque e cozinhe as batatas-doces até que fiquem macias.
Enquanto isso, grelhe o contrafilé ao ponto desejado. Quando estiver pronto, mantenha aquecido e reserve.
Quando as batatas-doces estiverem cozidas, retire a água da panela, reserve-a e passe a batata para outro recipiente. Amasse em ponto de purê.
Na panela, adicione o fio de azeite, volte a batata e tempere com o limão, sal, salsinha e a noz-moscada. Mexa até misturar bem.
Quando estiverem prontos, sirva um sobre o outro e decore o prazo com azeite e um pequeno ramo de salsinha.

 

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recursos Humanos

O poder do elogio

  Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação. Certa ocasião prestei consultoria para uma grande

mais   534