Nutrição: Nanda Muller ensina a comer comida de verdade

Comida de verdade: uma expressão que, quando entra na rotina, pode transformar completamente sua saúde e modo de viver. E essa não é só a “última moda” entre os aficionados por dieta – pelo contrário, é uma proposta simples de resgate às origens que prega uma reeducação alimentar baseada no que vem da terra e que provavelmente estava lá, no prato da sua avó, há muitas décadas. A tendência vem ganhando cada vez mais espaço com a ajuda de profissionais como Fernanda Muller, a Nanda, jaraguaense que virou a queridinha dos globais depois de orientar o ator e apresentador Otaviano Costa e que, hoje, morando no Rio de Janeiro, cuida do cardápio de atrizes como Debora Secco e Juliana Paes.

Aos 32 anos de idade, Nanda é Mestre em Ciências do Esporte – título conquistado em Portugal, no ano passado – e Pós-Graduada em Nutrição Ortomolecular desde 2012. Formada em Nutrição há 11 anos, ela quase entrou para o Curso Superior de Medicina Veterinária – só mudou de ideia na hora de se inscrever para o Vestibular. “Optei por nutrição porque sempre gostei muito de ler a respeito e cozinhar receitas saudáveis para a família e os amigos”, conta Nanda.

nanda-muller-2Hoje, ela é uma das principais defensoras do equilíbrio e da leveza na alimentação, construídas a partir de tudo o que a terra pode fornecer, e de preferência na versão orgânica (a “comida de verdade” que você leu ali no primeiro parágrafo). Em seus programas alimentares, que seguem o modelo “paleo”, Nanda prioriza os vegetais (verduras e legumes), proteínas animais, gorduras naturais como banha de porco, manteiga, óleo de coco e azeite de oliva, além de oleaginosas, todos os tipos de frutas e raízes e laticínios para quem não tem intolerância ou alergia. Em resumo, tudo que você pode encontrar na fazenda – e bem longe das dietas mirabolantes cheias de industrializados fit que, no final do mês, acabam custando uma fortuna.

Assim, se a intenção é emagrecer, a nutricionista explica que o low carb é o mais indicado (mais proteína, menos carboidrato); se a intenção é ganhar massa muscular, esse grupo alimentar já está mais presente na rotina alimentar. O importante é ensinar o paciente a mudar a forma de ver sua alimentação: “Não existem alimentos proibidos, apenas aqueles que não devem fazer parte do dia-a-dia, como é o caso de farinhas refinadas ou integrais e alimentos ultraprocessados”, explica.

Além disso, a dificuldade para manter uma alimentação saudável tem motivos semelhantes para boa parte das pessoas. “Elas encaram tudo como uma grande restrição. Quase sempre querem resultados imediatos, não têm paciência – muitos buscam o resultado da vida inteira em um mês. E acabam optando por dietas milagrosas que não são sustentáveis e não trazem benefícios para a saúde a longo prazo”, conta Nanda. Por isso, dica de especialista: a reeducação alimentar precisa ser aliada da saúde e não ter efeito rebote – quando a pessoa não consegue manter o estilo e, depois, acaba voltando para a alimentação anterior com ganhos consideráveis de peso. O importante é o equilíbrio: “somos o que fazemos na maior parte do tempo. Não é a exceção que define quem nós somos. É preciso colocar isso na cabeça e levar a vida com leveza”.

nanda-muller-3Trabalho que rendeu frutos

Todo o esforço da jaraguaense começou a ser reconhecido com a projeção nacional do seu trabalho. Otaviano Costa virou cliente após a indicação do namorado de Nanda, Rafael Lund, que é personal trainer do ator. “Eu ainda morava aqui quando o Rafa começou a falar do meu trabalho para os clientes. Alguns se interessaram e, aos poucos, fui atendendo algumas pessoas no Rio de Janeiro”. Em outubro de 2015, ela se mudou definitivamente para a capital carioca e passou a atender em Jaraguá do Sul esporadicamente, uma vez por mês em datas pré-definidas. Desde então, já atendeu também os globais Debora Secco, Carol Nakamura e Juliana Paes – Nanda é uma das responsáveis, aliás, pelo físico definido da atriz em sua última novela, “Totalmente Demais”.

Quem se interessou pelo trabalho da nutricionista pode entrar em contato diretamente com a secretária dela no WhatsApp (21) 96622-4902 ou acompanhar seu dia a dia pelo Instagram no @nutrinandamuller. Tá cheio de dicas legais por lá!

 

Imagens: Instagram



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *