O objetivo por trás da estratégia: como resolver todos os seus problemas

Às vezes, costumamos confundir o objetivo com estratégia por conta de um impasse que surge em uma situação em que queremos uma coisa, e a outra parte outra coisa. Na verdade, o que estamos pedindo é a estratégia que sugerimos para conseguir o que desejamos.
Por exemplo, ligo para minha esposa e digo que quero leva-la para sair e encontrar alguns amigos, ela diz que deseja ficar em casa para descansar, e assim começa a discussão: amigo, TV, ler, beber, descanso etc. imaginamos que nunca conseguiremos resolver nossas diferenças, porque sair e ficar em casa não são compatíveis.
Como podemos quebrar esse impasse? Conhecendo os objetivos reais dos outros. Como conhecemos os objetivos reais dos outros? Questionando o outro.
Na circunstancia do exemplo da ligação para minha esposa, se eu tivesse feito uma pergunta do tipo: porque ela queria ficar em casa? Eu poderia descobrir que ela apenas queria ficar a sós comigo, longe dos amigos. Portanto, precisamos sair do conteúdo da conversa, que geralmente é focado em estratégia, e passar a investigar os objetivos por trás dela. Através disso podemos encontrar alternativas que possam atender os dois lados.
Se eu quero sair pra ficar um pouco afastado do ambiente de casa, e você quer sair pra ficar somente comigo, se encontrarmos um lugar sossegado pra duas pessoas e longe de casa, ambos ficaremos felizes, certo?
Com isso podemos descobrir que é possível sim existir metas compatíveis a de outra pessoa. Desde que você entenda o objetivo por trás da estratégia.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/ponsulak

Informações do Autor

Leandro Cristo

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *