O que é Valor para o cliente? Sobre custos e benefícios

Sobre custos e benefícios:
Talvez você esteja se perguntando: por que meu cliente não dá o devido valor para os meus produtos? Acho que posso te ajudar. Os clientes e consumidores, em um modo geral, fazem uma espécie de análise antes de efetivar uma compra, cruzando custos e benefícios. Tudo isso, com o intuito de conseguir muito mais benefícios por menores preços. 
Muitos empresários acreditam que a venda do produto está diretamente ligada a fixação dos preços, o que nem sempre é uma verdade. Os consumidores levam em consideração, o que chamamos de Valor. Mas este valor, não se refere, necessariamente, a valores monetários, mas sim, a quantidades de benefícios que os mesmos terão pela aquisição de determinado bem ou serviço.
As vezes, o cliente não adquire produtos com você, pelo simples fato de que seu único diferencial, deveria ser o preço, mas mesmo assim, está acima do valor praticado pela concorrência. Quando sua empresa não tem benefícios agregados, cabe ao preço, efetivar as vendas. Porém é bom tomar cuidado, pois além de correr o risco de estar cobrando mais do que seu concorrente, ainda corre o risco de perder potenciais clientes definitivamente.
Observando o que foi tratado até aqui, acredito que sua empresa possa estar passando por alguns destes problemas:
  • Oferecendo benefícios de pouca importância;
  • Oferecendo serviços que seu consumidor não deseja;
  • Cobrando um alto preço por seus benefícios;

 

A satisfação pode estar vinculada ao valor, mas isso não significa que fidelizará um cliente. As vezes podemos estar satisfeitos com uma empresa, entretanto, enxergar um valor percebido, maior em outra.
Solução:
Ofereça a seus clientes o que seus concorrentes não oferecem. Seja investindo algum dinheiro ou não. Sua empresa pode oferecer um terceiro produto caso seu cliente compre dois, por exemplo, ou simplesmente fazer um pós-venda para saber se o mesmo está satisfeito com a aquisição do produto/serviço que comprou e se está contente com a relação custo x benefício que recebeu. 
Alessandro Fabricio
Graduado em Marketing e Especialista em Varejo
 
Fone/WhatsApp: (15) 99621-1089
Crédito imagem: freedgitalphotos.net

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