O segredo da comunicação eficaz com a imprensa

Atualmente, assistimos a um fenômeno histórico colossal: o poder da mídia. Entremeada na realidade do mundo globalizado, a mídia se alastra na trama das relações sociais, atravessa fronteiras nacionais e internacionais, conquistando espaços reais e virtuais e alavancando reações múltiplas frente à opinião pública. Há quem se amedronte perante a mídia e diante das proporções gigantescas de seu poder de influência sobre a sociedade. Os impactos causados a partir de uma aparição na mídia evidenciam a imagem que sua empresa passa para a sociedade, com um deslize em uma declaração ou um triunfo em uma resposta, é possível construir ou destruir uma imagem que pode levar anos para se reestabelecer. Entenda a seguir qual é o segredo da comunicação eficaz com a imprensa.

O mundo midiatizado é marcado pelo excesso de informação e pela pressão da opinião pública. Diante dessa nova realidade, é preciso estar preparado para dialogar com a mídia ficando munido das ferramentas mais estratégicas e eficientes oferecidas por especialistas de comunicação.

O Media Training é uma sessão de treinamento com a proposta de preparar porta-vozes para uma missão específica de contato com a imprensa. Usualmente, essa missão pontual é a entrevista. No entanto, o novo enfoque do Media Training é aliar o conteúdo e a maneira de forma conjugada, preparando executivos, gestores e porta-vozes para aplicar as competências e os conhecimentos adquiridos no treinamento a outras situações, como lançamento de produtos, apresentação, discursos, premiações, crises de imagem, entre outros.

Esta é a proposta inovadora de abordagem do atual Media Training. Relacionar-se com a mídia não se restringe a conceder uma entrevista pontual, mas se amplia a outras possibilidades de participação e manifestação, o que, por conseguinte, exige que os executivos estejam preparados para falar em público.

Nos tempos atuais, não só a alta cúpula das empresas responde por sua imagem, mas sim um leque de vozes, vindas de todos os setores da corporação, comprometidas com a repercussão da imagem na mídia, que atualmente permeia todas as relações sociais. Pois, quem é que não está na mídia?

Fato é que imagem positiva e credibilidade sempre foram atributos essenciais aos porta-vozes, líderes e gestores das empresas. Porém, na atualidade, a presença na mídia é potencializada, repercutindo imensamente na opinião pública. Portanto, o Media Training é o principal instrumento para aprimorar as relações positivas perante uma realidade permeada pela mídia, formadores de opinião e emissores. Nesta abordagem, o relacionamento com a mídia não é um duelo, pois ela não deve ser vista como uma inimiga, mas sim como uma aliada.

O atual Media Training visa capacitar executivos, porta-vozes e gestores para o relacionamento com a imprensa e com demais públicos estratégicos, internos e externos. A otimização desse relacionamento facilitará a execução de estratégias e alicerçará a contínua evolução do diálogo com a mídia e com a sociedade.

 

 

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós- graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.

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Crédito foto: freedigitalphotos.net/moggara12

Informações do Autor

Nancy Assad

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