Óleo de Coco: o melhor aliado para uma alimentação saudável

Extraído do coco, este óleo – que pode ser feito até mesmo em casa, se você tem a paciência e as ferramentas necessárias – é um dos queridinhos da alimentação saudável. Em matéria de gordura para uso culinário, o óleo de coco é um dos mais recomendados por não apresentar gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação e por, quando submetido a altas temperaturas, não perder suas propriedades nutricionais, ao contrário dos outros óleos de origem vegetal.

Funcional, o alimento tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando o fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. Ele ainda é considerado pelos nutricionistas um alimento complementar que ajuda a prevenir diversas doenças. Além disso, seu teor de gordura saturada é semelhante ao do leite humano, o que faz com que seja de fácil digestão e gere energia rapidamente.

Componentes

Entre as substâncias encontradas no óleo de coco estão os ácidos graxos essenciais e o glicerol, além de um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico. O primeiro, aliás, transforma-se em monolaurina no organismo, agindo como antibacteriano, antiviral e antiprotozoário, sendo utilizado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microrganismos.

Ele ainda é rico em proteínas, carboidratos, óleos e minerais – sem contar, é claro, os benefícios que traz para dietas de reeducação alimentar e perda de peso. Um estudo canadense revelou que ele aumentava o processo de oxidação de gorduras, causando sua quebra e utilização em forma de energia (ou seja, não ficam armazenadas no organismo). O óleo extraído do coco ainda ajuda a acelerar o metabolismo do organismo, favorecendo a perda de peso, e é responsável pelo aumento do volume de massa magra, os músculos, que demandam maior gasto de energia mesmo quando se está parado e, consequentemente, favorecem o emagrecimento.

Crédito foto: flickr.com/carafaus

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *