Operação Dona M.A.R.T.A: Evolução Comportamental E Poder Pessoal

Olá amigos, é com grande prazer que venho escrever mais um artigo arrebatador sobre evolução e poder pessoal, essencial para profissionais, executivos e líderes em geral no dia a dia, seja na vida social ou no trabalho.

Em sessões de coaching & mentoring em diversas empresas, com inúmeros clientes, vejo e sinto diariamente pessoas totalmente perdidas na hora de tomar uma decisão, de entrar em ação, sem contar as bolhas mentais sobre dinheiro, família, relacionamentos, crenças, valores e afins, que levam a uma péssima gestão emocional, e quando não se tem auto liderança, ou seja, não sabemos como domar os sentimentos internos certamente detonamos todo sistema, por melhor e mais preparado tecnicamente que a pessoa seja, e não adianta ficar discutindo problemas, o grande segredo da OPERAÇÃO DONA MARTA, é você ter ferramentas para ir na causa do problema, e não apenas na superficialidade dos comportamentos… Para isto, temos um exercício que convido todos os meus coachees e mentees e exercitarem diariamente:

 

www.academiadosvenceodores.com.br

“Operação Dona MARTA”: Evolução Comportamental e Poder Pessoal
Quatro maravilhosas fases parque você cheque a maestria comportamental.

Segundo Eric Berne são cinco as emoções básicas do ser humano, ou seja, é algo que é inerente a todo e qualquer ser humano.

• MEDO,
• ALEGRIA,
• RAIVA,
• TRISTEZA,
• AFETO.

Se pegarmos as iniciais, teremos a palavra MARTA, ou seja, facilmente conseguiremos ancorar e guardar o aprendizado para utilização posterior…

Diante de cada fato cotidiano ou mesmo estímulos não percebidos conscientemente, o nosso corpo reage de acordo com a circunstância e intensidade, desencadeando uma das cinco emoções básicas. Desde a detonação da carga emocional até seu efeito corporal, podemos identificar 3 tempos da emoção para quem não preparou a mente com base na “Operação Dona Marta”.

 

• O SENTIMENTO,

• A EXPRESSÃO VERBAL,

• E A ATUAÇÃO CORPORAL (FISIOLOGIA).

Para ficar ainda mais evidente, vamos apresentar de maneira prática:

Estímulo/Sensação (Causa) Efeito (Emoção) Conseqüência (Conduta)
Perigo MEDO Fuga ou Luta
Conquista ALEGRIA Aproximação
Obstáculo RAIVA Agressão/Superação/Defesa
Perda TRISTEZA Paralisação/Recuperação
Contato AFETO Conjugação

Sempre, mesmo sem querer o ser humano vai experimentar essa confusão de sentimentos, e outras emoções que descendentes, e o nosso papel, se quisermos liderar, decidir, agir, e ter melhores resultados em todos os setores da vida temos que aprender a lidar com cada uma de nossas emoções, sendo que você, amigo leitor, deve (deve mesmo, pois isto fará bem pra sua vida) deve usar do passo a passa da “Operação Dona Marta” e para isto, na fase 1. você vai utilizar uma ferramenta simples chamada Janela de Johari:

 

 

Fase 1: Janela de Johari

A – O Eu Aberto: Você vai mapear, por escrito, todas as emoções que você sabe que tem. Exemplo: eu fico bravo quando meu funcionário não entende o que eu expliquei, e eu fico furioso, ou seja, uma manifestação concreta da RAIVA. Escreva cada uma das emoções que você sente nas mais diversas situações diárias.

B – O Eu Cego:  Aqui o check list tem haver com humildade, tem coisas que nós conscientemente não sabemos que fazemos, porém outras pessoas estão vendo, e as vezes nos dão toques, ou por algum bloqueio ficam caladas, o segredo aqui é ser humilde e pedir ajuda, e solicitar ao seu circulo de convívio diário feedbacks sobre o seu comportamento, e a partir disto identificar  quais são os comportamentos que disparam esses comportamentos ocultos, e anote uma a uma.

C – O Eu Oculto: Tem muitas emoções que a gente experimenta, porém não libera pra ninguém, entretanto quando introjetamos emoções ficamos mal por dentro, com sensação de peso, de fadiga, de estafa, pois acumulamos pressões internas, o segredo não é apenas manter segredo, e sim mapear cada uma dessas situações e escrever o mais detalhadamente possível.

D – E por último, O Eu Desconhecido: Neste caso são aqueles comportamentos e emoções que nem você, nem as outras pessoas sabem que existem, mas estão operando o tempo todo, aqui o grande convite é fazer cursos de autoconhecimento para superexposição de emoções, pois ai sim você vai ter acesso a todos os recursos intermináveis que estão dentro de você, quando você tiver uma oportunidade faça coaching, passe por programas de reprogramação mental, pois a partir disto você passa a ser mestre da inteligência emocional e todas as suas capacidades e habilidades aparecerão e você será um sucesso.

Após isto, lembre-se de algo fundamental, não adianta você saber os possíveis pontos a evoluir e não saber aonde você quer chegar em seus comportamentos, então depois de levantar especificamente o estado atual o passo número 2 é se perguntar: Aonde eu quero chegar? Quais tipos de emoções eu quero sentir para ficar bem?

 

Respondeu a estas perguntas, então, seja bem vindo(a) a fase 2 da “Operação Dona MARTA”.

Hora de mirar o que, como, quando você vai atingir seus objetivos de maestria emocional e começar a agir para isto, visando facilitar, hora de apresentar mais uma ferramenta maravilhosa de evolução comportamental:

 

www.academiadosvencedores.com.br


A) Realidade:
 Onde estou agora? (local, ambiente, em que fase)
B) Opções e Obstáculos: Como posso chegar na maestria emocional? (aqui vale dar uma de louco, e ter todas as idéias possíveis e imaginárias, e inclusive perguntar para as pessoas próximas e usar as ferramentas que estou lhe apresentando) e na questão de obstáculos veja tudo que pode lhe atingir seus objetivos, um exemplo esdruxulo: Eu fico com muito medo só de ver meu chefe (rs isto é um bom sinal, esse na verdade é um gap pra você  treinar e treinar para fazer e ser diferente).
C) Vontade: De que preciso para chegar lá? O que te motiva a ter melhores emoções e comportamentos? O que você vai ganhar se tiver melhor comportamento? O que você perde mantendo os sentimentos atuais? Te digo que este é o principal fator de sucesso ou fracasso, se você realmente fizer com toda intensidade do fundo de sua alma você será um maestro da auto liderança.
D) Objetivos: Hora de recapitular e deixar claro quais são seus objetivos: exemplo, se um gerente souber lidar com seus medos, raivas e tristezas, e também os excessos seja de intimidade (afeto) e também de euforia (alegria exacerbada), certamente ele conseguirá lidar com ele mesmo, e principalmente conseguirá se relacionar com todos os tidos de pessoas, sejam funcionários, fornecedores ou clientes.

Hora da fase 3: “Operação Dona MARTA” – Treinando,  treinando e utilizando as técnicas no dia a dia.

Tenho o prazer de lhe informar que o fazer esta atividade vai ser uma delicia, você vai notar e entender de forma cabal as “agadas” que você apronta em sua “DINÂMICA EMOCIONAL”.

Um fator importantíssimo, que eu vejo diariamente as pessoas tentando reverter emoções a partir dos sentimentos, e isto não resolve, pois não temos um mecanismo automático de controle do sistema límbico (que regula as emoções), só podemos ser maestros da gestão emocional em um nível acima, ou seja, no patamar do PENSAMENTO, pois este sim é facilmente controlado por cada um de nós… Ai geralmente as pessoas neste momento ficam espantadas e me perguntam: Como assim Ahlex?? Dá pra ser mais claro?

 

Sim, dá pra ser muito claro, e direto… Nós seremos humanos somos dotados de algo que eu chamo de Inteligência Tridimensional, algo que estudei profundamente e na prática com mais de 1000 clientes e a boa gestão das emoções é sempre melhor em quem coloca o “neocortex”, o racional para pensar primeiro, antes de sentir e agir, veja abaixo como funciona:

 

www.academiadosvencedores.com.br

A)     Surge um fato: exemplo, se alguém lhe informar agora que sua casa foi furtada, temos um FATO gerador.

B)      Automaticamente você vai pensar: Meu Deus, será que levaram tudo, o que será que roubaram, esta é a etapa do PENSAMENTO.

C)      Avaliação: A fase 3 ainda é o seu Neocortex agindo, você em milésimos de segundos vai avaliar o fato, e pode ter milhares de pensamentos: Que droga, quem foi o safado, culpa do governo, eu sou infeliz mesmo, etc, etc, etc sempre baseado em suas experiências do passado, algo que chamamos de projeção.

D)     Sensação: Rapidamente, logo após as 3 fases anteriores, ai entra o emocional, você passa a sentir os fatos, as sensações neste caso serão de dor (raiva, tristeza, medo, etc) ou podem até ficar neutras se você se permitir a treinar e colocar em prática as técnicas aqui demonstradas.

E)      Fisiologia: Seus sentimentos sempre, sempre mesmo, irão se refletir na sua fisiologia, ou seja, você está um passo de começar a ter péssimos comportamentos.

F)      Comportamento: Ai você passa a fazer bobagens, e uma atrás da outra, vai começar a agir como se fosse um debilóide, e pense comigo, vai adiantar ficar furioso com o ladrão agora? Vale a pena mesmo se sentir um derrotado por não ter conseguido impedir o furto? E mais, o passado volta??  E mais quando você se comporta mal, você gera novos fatos, e como seria ser visto como um desequilibrado, destemperado e imbecil??

 

Se você já sabe disto, hora da quarta fase da “Operação Dona Marta”:
Meu amigo leitor, lembre-se, a maestria emocional, se dá quando você aprende a focar na solução através de pensamentos assertivos que vão fazer o seu emocional permanecer em ótimo estado e ter as melhores atitudes, sempre que vir um pensamento ruim, desafie o seu cérebro e faça uma pergunta direta:

 

Qual a solução concreta e assertiva para esse problema?

Se a resposta não veio de primeira, quebre o estado, o seja, saia do ambiente onde algo de errado aconteceu, de uma volta, e pense e pergunte novamente:

Qual a solução concreta e assertiva para esse problema?

 

Você vai notar que esta pergunta vai fazer você a treinar seu cérebro a pensar e agir de forma automática para melhores padrões, e para relacionamentos saudáveis, seja na sua liderança, nos negócios, em familia, na sociedade e principalmente com você mesmo… Obvio que a maestria não vem em 1, 2, 3 dias, gerenciar as emoções é muito parecido com aquele atleta que quer perder peso ou ganhar massa muscular, ou força, velocidade… Tudo depende de treino que vai evoluir dia a dia, te digo que se você quiser de verdade, e FIZER, você SERÁ o máximo e TERÁ uma vida plena em todas as áreas.

 

Veja as fases do aprendizado:

 

 

www.academiadosvencedores.com.br

 

Depois de passar por cada uma delas, você chegará a sabedoria, ou seja, você saberá que sabe, e nem vai perceber que sabe, só vai agir movido pela MAESTRIA DA OPERAÇÃO DONA M.A.R.T.A.

 

Recapitulando, Operação dona MARTA é um método de evolução comportamental, comporto por quatro fases:

 

1 – Descobrir quais as emoções básicas e seus papéis na vida do ser humano
2 – Compreender como as emoções básicas operam especificamente na vida de cada um de nós
3 – Entender como funciona a dinâmica emocional na mente, nos sentimentos e ações
4 – Treinar, treinar e treinar até atingir a maestria.

 

Lembre-se:  A vida é como um grande, médio ou pequeno filme, depende única e exclusivamente do Autor, do diretor(que é o ser humano) assumir pra si mesmo o roteiro que ele quer vivenciar, se você escolher ter um filme de terror, sua vida será de sustos, um atrás do outro, se você escolher a comédia, você vai rir muito, e provavelmente vai deixar passar coisas sérias que são importantes no dia a dia, caso você opte pela ação você viverá uma vida de Bruce Willis tentando salvar “a mocinha” de todos os perigos, enfim, qualquer gênero que você focar em sua existência será o resultado que você obterá, o grande segredo é saber equilibrar e assumir o nosso roteiro, e direcionar nossas vidas rumo ao Sucesso & Felicidade. E para isto saber idealizar, planejar, envolver e agir orientado pela operação Dona MARTA nos dá a certeza que teremos “dias melhores pra sempre”. Go PlaY?!!!!!!
E para isto Você merece ainda mais, você já consegue ainda mais, você já pode ser ainda mais, você já é o máximo!!!!  Vamos Juntos? GO PLAY?!!!!

 

Certo de um fantástico e intenso crescimento, em breve voltarei com mais um artigo arrebatador para sua evolução pessoal, e profissional.

Por Ahlex Vanderlei da Silva CRT 46644
Coach, Mentor & Master Coach Trainer International – ISOR® Top 50 Ed. Ser Mais
Criador e Treinador da Metodologia Hand Leadership® & WIN Coaching
Coautor do Livro “Manual de Coaching” A Bíblia da Matéria – Editora Ser Mais
Membro e Embaixador do Conselho Mundial de Cidadania Planetária – WCPC
Membro Associado do Rotary E-Club Distrito 4420 | Rotary Internacional
Colunista & Articulista do Club do Vendedor | Portal e Revista Eletrônica Ecotur
Diretor Presidente da Academia dos Vencedores Coaching, Hunting & T&D
CEO e Fundador Show de Marketing Imagem Pessoal/Profissional & Promoção de Vendas
(35) 3421 6356| (16) 3443 1555 | (35) 9117 2737| (35) 3423 2921 | (11) 9 8159 7407

Facebook: https://www.facebook.com/Ahlex.Van.der.All
E-mail: [email protected]
Visite nossos sites: www.shodemarketing.com.br | www.academiadosvencedores.com.br | www.wcpc.org.br | www.rotaryeclub4420.org.br

Crédito foto: freedigitalphotos.net/stuartmiles

 

 

Informações do Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *