Os desafios e o guia definitivo da paternidade nos tempos atuais

Você já parou para pensar sobre as mudanças que a figura paterna vem sofrendo nos últimos tempos?

 Ser pai nunca foi uma tarefa fácil. Existem aqueles que, mesmo depois de anos exercendo esse papel, ainda têm dúvidas quando o assunto é a educação e a formação de olho no futuro profissional de seus filhos.

Com o advento das tecnologias e a quantidade de informação à disposição das crianças, elas têm acesso a diferentes tipos de conteúdo e, muitos deles, acabam sendo novos também para o universo de seus pais. Como resultado, a difícil missão de educar torna-se ainda mais complexa.

Diante desse cenário, os pais tiveram que se adaptar para falar a mesma linguagem dos filhos. Com isso, aquela imagem que conhecemos de homem sério, responsável apenas pelo sustento da família e que delegava a tarefa de educar para as mães, mudou. Cada dia mais os pais têm se transformado em alguém que fala sobre diferentes assuntos, aprende com os filhos e ainda compartilha os serviços domésticos com a esposa.

Os tempos modernos têm exigido do homem mais flexibilidade, a ponto de saber equilibrar seu tempo entre o pessoal e o profissional. E, além de conseguir executar seu ofício da melhor maneira, também tem a necessidade de dar bons exemplos, transmitir valores e saber estar próximo de seu filho, contribuindo para sua formação pessoal e profissional.

Que a tarefa de direcionar os filhos não é fácil, já sabemos, mas só a convivência frequente com eles, que deve ser construída a partir da primeira infância e perpetuar por toda a história de vida, contribuirá para uma relação baseada no diálogo.

É essa confiança mútua que será a base para que o pai, lá na frente, possa ajudar seus filhos em várias fases e nos diversos desafios que marcam cada uma delas. Esse processo começa na infância, com a formação da personalidade,passa pelos percalços e dúvidas da  adolescência, com as adversidades que envolvem drogas e comportamento sexual, indo até a idade adulta ao escolher uma carreira , por exemplo.

Nessa jornada para a construção de uma relação com base em confiança e troca, algumas dicas podem ajudar e muito aos pais dos tempos modernos:

1)      Estar em casa deve ser sinônimo de convivência com a família. Por isso, evite levar trabalho para a residência. Afinal, em linhas gerais, seu lado profissional não o deixa levar os desafios de casa para esse ambiente, certo? Então, a recíproca deve ser verdadeira.

2)      Quando o assunto é filhos, tempo é precioso. Mas um pai deve ficar com eles de verdade. A quantidade não sobressai a qualidade. Passe tempo com seus filhos e curta as fases em que se encontram. Se são crianças, abuse das brincadeiras.  Se são adolescentes, abuse dos momentos de diálogo e conversa.

3)      Não permita que as tecnologias desconstruam os relacionamentos. Não deixe acessos à internet e redes sociais tomarem mais tempo do seu escasso “tempo livre”, do que as horas que se dedica aos filhos.

4)      Aproveite as horas das refeições que puder fazer em família para ter diálogos com os filhos que transmitam ensinamentos e os encorajem a enfrentar desafios. Seja pai, amigo e conselheiro.

5)      Faça questão da presença dos filhos e não terceirize a educação. Escolas têm seu papel bem definido e nunca substituíram o papel de pai. Do mesmo modo, babás, por mais atenciosas e dedicadas que sejam, não mudaram de papel nos tempos modernos. Afinal, papel de pai não se delega.

Ser pai tem que ser, de preferência, um prazer e não uma tarefa. Se essa missão for levada com afinco, certamente os desafios serão vencidos e a relação entre pai e filho será vitoriosa e baseada no respeito mútuo.

 

*Marcia Luz, autora do livro Agora É Pra Valer – A verdadeira história de quem passou de chefe dos outros a líder de si mesmo, é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt-terapia. Também atua como coach executiva e pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching Federation). É Sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/photostock

Informações do Autor

Márcia Luz

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *