Os inimigos da sua empresa podem estar mais perto que você imagina

O sucesso pessoal, familiar e empresarial é o objetivo maior de todo ser humano. Vivemos e nos movemos na tentativa de encontrar o tão falado e desejado sucesso. Em outra oportunidade vou escrever sobre o que é o sucesso, mas hoje quero escrever sobre o que impede o ser humano de conquistar de fato o sucesso. Quero só lembrar que sucesso é muito mais que conquistar dinheiro, fama e poder. Uma pessoa ou uma empresa que só possui dinheiro é uma pessoa ou uma empresa pobre. Uma pessoa, uma família ou uma empresa pode de repente achar-se diante de inúmeros inimigos.

Como cristão que sou eu digo que você não pode ter inimigos, mas não pode impedi-los de pensar ser você um inimigo. A grande verdade é que o seu maior inimigo é você mesmo! Seus medos, sua falta de disciplina, sua baixo autoestima e seus pré-conceitos na maioria das vezes rouba sua possibilidade de conquistas. Uma organização seja ela uma família, uma empresa ou mesmo uma igreja é composta por homens no sentido genérico da palavra. Por ser composta por homens toda organização vive refém da capacidade de cada membro de sua equipe saber lidar com problemas, crises e com pessoas que pensam e agem e reagem de diversas maneiras.

Se o homem é o grande agente transformador do meio em que vive, se é ele o responsável em gerir uma empresa, um departamento ou administrar seu relacionamento com as outras pessoas de uma organização, dele depende o sucesso de sua família, da empresa ou da igreja em que atua. Firmado nessa verdade deve ser motivo de preocupação de uma organização saber identificar se cada membro de sua organização consegue identificar os dois maiores inimigos de uma pessoa e consequentemente das organizações a que ele está vinculado. Esses dois inimigos são identificados como: falta de perdão e saber pedir perdão. Essas são as duas coisas mais difíceis no mundo. Em meu livro “Perdão, minha janela para o sucesso” que estará disponível para o mercado brasileiro no mês de dezembro de 2013, eu trato sobre essas duas questões e ensino como perdoar e pedir perdão.

Tenho ministrado palestras motivacionais abordando a importância do perdoar e do pedir perdão e sempre constatamos que a maioria absoluta da plateia lida com muitas dificuldades em uma dessas áreas ou nas duas ao mesmo tempo. Eu chamo essas duas dificuldades de inimigos do mundo corporativo devido a entender que uma pessoa que não sabe perdoar ou pedir perdão torna-se uma pessoa cada dia mais amargura, triste e mal humorada. A falta de perdão é um convite para que doenças como depressão, síndrome do pânico e câncer entre na vida de quem não sabe perdoar. Muitas vítimas desses inimigos do ser humano e das organizações acabam optando pelo suicídio. Agora vamos imaginar uma empresa com 20 pessoas diferentes todas elas com dificuldade para perdoar ou pedir perdão é o caos estabelecido dentro de uma organização que as poucos estará doente pelos inimigos invisíveis que se estabeleceram dentro dela.

Se por um lado são muitos os funcionários que hoje vivem afastados por problemas de saúde causados por este mal, do outro lado temos inúmeros empresários, executivos e líderes de repartições doentes e contaminando seus liderados. O grande problema é que muitos não admitem estarem doentes ou serem vítimas desses dois inimigos de nossa gente.

As organizações precisam estar atentas à necessidade em desenvolver um projeto de qualidade de vida para combater esse mal, ajudar as vítimas e ao construir um novo ambiente para atender seus colaboradores. A forma ideal para combater esse mal é provocando reflexões, debates e propondo medidas que possam oferecer aos membros de sua organização uma melhor qualidade de vida. A melhor e mais eficiente forma de deflagrar o processo de discussão nessa área é realizar palestras motivacionais e treinamentos que possam ensinar a todos como lidar com o referido problema e como livrarem-se deles.
Qualquer investimento na empresa, qualquer planejamento estratégico é desnecessário se o homem que é a peça central de uma organização for incapaz de resolver seus problemas. Como alguém que não administra bem sua vida e família poderá conduzir com segurança uma empresa ou igreja? Se o seu projeto pessoal, familiar ou empresarial é crescer como de dentro fora, pois do contrário tudo não passará de uma utopia.

Que você tenha um restante de dia repleto de conquistas e realizações e até breve.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/imagerymajestic

Informações do Autor

Pierre Perensin

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *