Paixão, Propósito e Simplicidade: o trio de ouro do sucesso

Penso que você há de concordar comigo que vivemos em um mundo de iguais onde todos querem ser diferentes e não sabem como fazê-lo. Sim, neste mundo cada vez mais social, interativo e repleto de ofertas concorrentes aos nossos produtos, serviços e soluções os empresários, líderes e profissionais das mais diversas áreas e mercados tem perdido o sono em busca de diferenciais competitivos que tornem suas empresas, produtos e ideias genuinamente diferentes e destacados. Pois aqui você vai conhecer Paixão, Propósito e Simplicidade: o trio de ouro do sucesso.

A busca por diferenciais competitivos passa por elementos que de tão fundamentais que são, muitas vezes acabam sendo negligenciados por todos nós. E hoje, quero me debruçar sobre três destes elementos, que já foram inclusive muitas outras vezes abordados aqui neste Blog: Paixão, Propósito e Simplicidade, pois as empresas e os profissionais que tem paixão pelo que fazem, que tem um propósito claro de existência  e que tem adotado a simplicidade como mola mestra de sua existência tem se destacado e não por acaso tem criado diferenciais competitivos que as protegem da miríade de ofertas de produtos e serviços cada vez mais similares ou iguais.

As mais importantes publicações de negócios e carreira do Brasil (Exame – Edição 1047 e Você S/A – Edição 183, ambas editadas pela Editora Abril) dedicaram extensas e muito bem formuladas reportagens um espaço bastante substancial a estes três elementos. E este destaque definitivamente não acontece por acaso.

O mundo passa e sempre passará por mudanças significativas representadas por novas tendências, novos modismos e novas ofertas. No entanto, alguns componentes foram, são e sempre serão absolutamente essenciais ao sucesso de qualquer negócio e tais componentes ou pilares fundamentais de existência são:

Paixão: defendo com todas as forças do mundo a importância da Paixão pelo que se faz. Paixão por ajudar. Paixão por oferecer ao mundo produtos e serviços melhores que façam a diferença na vida dos clientes e que impactem positivamente o mundo. Paixão por servir aos clientes e à sociedade. Paixão ou simplesmente Tesão por tudo aquilo que você e sua empresa fazem! Sim, isso mesmo, Tesão!!

Recorro aqui ao gênio Steve Jobs que nos ensinou como transformar clientes em verdadeiros embaixadores da marca e também como criar dispositivos que até então não haviam sido imaginados por ninguém : “People with passion can change the world for the better” (“Pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor” em tradução livro). É isso mesmo! É preciso ter Paixão pelo que se faz e ter um Tesão gigante de fazer a diferença positiva no mundo!

Dicas de Ouro – Paixão: se você não tem Paixão e Tesão pelo que faz, caia fora! E se você tem uma empresa que não tem a Paixão como um dos seus pilares de existência, mude de ramo ou reformule radicalmente a missão de existência do seu negócio! Urgente!

Propósito: a reportagem principal da Revista Você S/A de Agosto de 2013 traz uma série de histórias e artigos sobre o quão fundamental é a existência do Propósito para as empresas e para os profissionais. Algumas histórias retratadas pela Você de profissionais que encontraram grande satisfação e principalmente um grande propósito no trabalho são boas fontes de inspiração para a necessária reflexão sobre a tão desejável congruência plena entre nossos sonhos pessoais e profissionais e os trabalhos que hoje desenvolvemos em nossas empresas.

O propósito de todo e qualquer negócio é definitivamente a razão maior da sua existência. Empresas sem um propósito bem definido de existência tem dificuldades extremas “dentro de casa” que passam pelos baixos índices de retenção e baixos níveis de motivação e desafios externos igualmente difíceis que incluem clientes pouco fiéis e leais às suas marcas e produtos.

E se ainda são poucas as empresas e líderes que atentaram à importância de se oferecer um grande propósito e uma grande missão de existência aos seus profissionais, também não são muitos os profissionais que já desenvolveram e que vivem de forma plena a sua “missão” e “propósito” pessoais diante do mundo. Com isso, surge a infelicidade que é impulsionada por uma vida cada vez mais atribulada e que por sua vez leva ao indesejável desequilíbrio.

Dica de ouro – Propósito: tenha um grande Propósito e seja apaixonado por ele! E para você que já e Líder: ofereça um grande propósito de existência aos seus profissionais e aos seus clientes! Quão maior for o seu propósito, maior é a chance de você inspirar seus clientes, seus profissionais e o mundo como um todo!

Simplicidade: outro elemento absolutamente essencial para o sucesso em tudo o que fazemos. Não resta dúvidas que vivemos em mercados cada vez mais complexos que exigem novos produtos, serviços e ideias e igualmente novas competências, habilidades e comportamentos. No entanto, não podemos ser infectados por esta tal “complexidade” e deixarmos de lado a tão fundamental Simplicidade em tudo aquilo que fazemos. Processos, princípios e estratégias precisam ser o mais simples possíveis. Simples assim!

Questione-se o tempo todo. Se a sua estratégia só é facilmente entendida por um grupo de executivos, você tem um problema. Se os seus processos de compra e venda são excessivamente complexos a ponto de complicar a venda para seu cliente, você tem um problema. Se a sua linha de produtos e serviços é tão ampla que nem mesmo a sua força de vendas consegue ter amplo domínio sobre tudo o que pode oferecer aos seus clientes, você tem um problema. Se os diferenciais competitivos reais da sua empresa não estão claros e cristalinos na mente de todos os seus colaboradores (incluindo aqui até os cargos mais operacionais), você tem um problema. Se você e sua empresa não conhecem quem são seus clientes e principalmente que são os “não clientes”, você tem um problema. E todos estes problemas existem muitas vezes em virtude da excessiva complexidade que nos afasta da tão importante simplicidade que é exatamente o que o “Sr. Mercado” ou “Sr. Cliente” tanto aprecia.

Aliás, a Revista Exame em sua última edição (no. 1047) de Agosto de 2013 traz como reportagem de capa “A Era da Simplicidade“. Leitura mais do que recomendada! E para ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre como simplificar seu negócio, clique aqui para ler outro artigo muito bacana sobre Simplicidade.

Dicas de Ouro – Simplicidade: Ser simples não é ser simplista! Questione-se o tempo todo!

Paixão, Propósito e Simplicidade: o trio de ouro para o seu sucesso profissional e para o sucesso do seu negócio!

Um grande abraço do seu amigo vendedor,

José Ricardo Noronha

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Crédito foto: fredigitalphotos.net/Stoonn

 

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José Ricardo Noronha

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