A famosa regra de Pareto e a habilidade de pensar antes de agir

A famosa regra de Pareto (ou princípio 80/20 como preferir chamar) foi criada pelo economista italiano “Vilfredo Pareto”, pode mudar sua vida, é uma regra famosa e que continua em ação. Ela se repete em muitas áreas da vida. Por exemplo, nas causas de acidentes e doenças: 80% dos acidentes e doenças são causadas pelo comportamento inadequado e 20% tem como causa o ambiente externo.
Segundo um dos mais importantes psicólogos da história, Carl Gustav Jung, os homens têm duas atitudes ou comportamentos básicos: extroversão e introversão. O tipo extrovertido é voltado para fora, para o ambiente externo. Ele é estimulado, e com isso também estressado, pelas coisas e fatos externos. Esse modelo é o mais encontrado em nosso meio, no lado ocidental. Geralmente esse tipo age primeiro e pensa depois. O modelo introvertido, mais comum no lado oriental, tem sua atitude voltada para dentro, pensa antes e age depois. Seu controle é interno. Ele não se abala com o fato, antes, analisa e depois age.
Nenhuma das duas atitudes pode ser considerada certa ou errada, mas, sim o perigo dos seus extremos, ou seja, quando só pensamos ou quando só agimos.
Pensar antes de agir é o princípio básico da prevenção, do planejamento e da antecipação. Mas, a atitude extrovertida é essencial na hora da ação, do trabalho. Só pensar, não dá resultados. Só agir, causa desastres.
Hoje muito se fala e se impõe a busca do equilíbrio, principio maior que governa o mundo físico e emocional. O progresso é realizado por quem faz, mas a segurança é por quem pensa. Vamos associar esses dois paradigmas e com certeza, progrediremos com mais saúde e segurança, tornando nossa empresa e nossa vida cada vez mais sustentável.
E como fazer?
Você como pessoa-empresa sugere-se que faça essa análise através da Lei de Pareto e calcule quais os momentos que lhe garantem 80% do equilíbrio, tempo gasto em pensar antes de agir e tempo gatos agindo. Deverá focar mais a sua atenção nesse segmento, garantindo-lhe mais atenção e cuidados especiais. Não digo que não se interesse pelos outros 20%, concentre-se nos momentos que lhe de paz de espírito, alegria, gratidão, felicidade e bem estar e verá o seu negócio e sua inteligência emocional crescer.
Muitos leitores poderão procrastinar ou pensar que a Lei de Pareto é mera ficção: mas se deseja mudanças faça-o já! Sei que pode se ter dificuldades em aceitar coisas novas ou ter medo do que esta análise poderá lhe revelar, mas a verdade é que por vezes trabalhamos horas a mais, tentamos que o nosso negócio cresça e acabamos pecando por pormenores.
A análise faz parte do trabalho de um bom profissional e a lei de Pareto pode ser uma ferramenta bastante útil se deseja produzir mais com muito menos esforço.

Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net/stockimages

RELATED ITEMS
Informações do Autor

Tathiane Silva

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *