Entrevista: Adriano Albano, um empresário de alta performance

Determinado a trazer para Santa Catarina um dos maiores exemplos de qualidade em educação a distância do país, o empresário Adriano Albano chegava a Blumenau em 2011. Seu foco era instalar duas unidades de uma das maiores universidades de ensino a distância do País, a Unicesumar, e a meta era fazê-la crescer e tornar-se conhecida na região.

O perfil empreendedor o destacava desde que iniciou sua vida profissional aos 15 anos no Banco do Brasil, como menor aprendiz. Três anos depois, foi aprovado em concurso público. Aos 18 anos, tornou-se o primeiro profissional da sua agência a assumir o cargo de gerente de contas. Sempre em busca de conhecimento, fez sua graduação em Design Gráfico e de Produtos e, em seguida, concluiu a pós-graduação em Marketing. Sua autoconfiança o fez sair do serviço público e atuar na iniciativa privada, na área que sempre sonhou – o marketing.

Albano 2
Fotos: ISAQUE SILVA DE ALMEIDA

Assumiu a supervisão de Merchandising e de Comunicação Visual em uma rede de farmácias, na cidade de Curitiba, no Paraná, com 42 lojas.  A rede foi incorporada a outro grupo, passando a ter 100 lojas e Albano foi promovido a Gerente de Marketing do grupo. Trabalhou em uma rede de hipermercados; voltou a atuar na rede de farmácias, conquistando vários prêmios; foi convidado a ser Gerente de Marketing de um grupo educacional com 20 mil alunos e pouco tempo depois seu pensamento criativo contribuiu para a ampliação do grupo, que passou a atender em 500 cidades brasileiras, com 140 mil alunos.

A dedicação, a habilidade em gerenciamento de riscos e o foco no negócio chamou a atenção dos dirigentes da Unicesumar e a proposta de tornar-se Diretor de Marketing e Vendas, sendo responsável pelo ensino presencial em Maringá, também no Paraná, e pelo ensino a distância em todo o País foi apenas o início de uma história de sucesso. Grandes campanhas nacionais, padronização de unidades, implantação de um grande Call Center, projeto de equipe móvel que leva a comunicação para todo o país, foram alguns dos inúmeros projetos implantados por Albano, na Unicesumar. “Logo no início da minha atuação na universidade, ficamos entre as 3 marcas mais lembradas do Brasil em EAD”, conta.

Mas o espírito independente o levou a assumir duas unidades da Unicesumar, em Santa Catarina, e o crescimento aconteceu vertiginosamente. “Em nossa primeira campanha, mesmo sem ninguém conhecer a Unicesumar, matriculamos 30 alunos. Sabíamos que este seria um trabalho de médio e longo prazo, e seria preciso muita paciência. Já na segunda campanha, três meses depois, matriculamos 200 alunos! No ano seguinte, iniciamos as atividades em Jaraguá do Sul”, relembra Albano.

Albano 4Hoje, em apenas pouco mais de quatro anos de atividade, a Unicesumar em Blumenau tem 3 mil alunos matriculados  e  2 mil em Jaraguá do Sul. Recentemente a unidade de Jaraguá mudou de sede, para poder atender ao amplo crescimento, passando agora para uma unidade moderna com capacidade para mais de 5 mil alunos. Em Blumenau, a unidade aumentou em 50% sua capacidade recentemente, para também acompanhar a demanda. Hoje a capacidade é para mais de 7 mil alunos. Ambas as sedes tem auditórios para mais de 150 pessoas, diversas salas de aulas, laboratórios de informática, bibliotecas e na de Blumenau, agora um amplo espaço para estudo individual e em grupo.

A comentada “crise” na economia brasileira em nada abalou ou freou Albano na promoção de seu negócio, em Blumenau, no início de 2016, a instituição ficou em primeiro lugar do Brasil em incremento de alunos, entre mais de 70 unidades. “Nos últimos dois anos, os polos de Blumenau e Jaraguá do Sul, cresceram mais de 300%, mostrando que crise é só para quem não investe e não identifica oportunidades. O crescimento é tanto que a Unicesumar não deixou de investir na região, enquanto o setor educacional investiu pouco”, avalia.

O sucesso de Adriano Albano está principalmente ligado ao seu Perfil Empreendedor de Alta Performance, que inclui seu bom relacionamento nos setores em que atua, a inovação e a delegação acertada na busca por uma equipe de qualidade para atender os alunos. Com um fôlego impressionante e faro para reconhecer, ou criar, oportunidades, ele sabe desenvolver recursos, individualmente ou na liderança de seu grupo, para transformar a oportunidade em valor econômico e social.

Acha que essa história termina por aqui? O empresário atualmente adquiriu a franquia da Skiil Idiomas, marca que pertence ao Grupo Pearson, maior grupo educacional do mundo, donos de grandes marcas da área educacional como a Wizard, a Yazigi, a Microlins, entre outras. “É uma marca forte, agregando outra marca forte, em benefício dos alunos e da comunidade”, explica o empreendedor.

A UNICESUMAR EM NÚMEROS

INDICADORES DE QUALIDADE

A Unicesumar possui a maior nota do MEC no principal indicador de qualidade de uma instituição de ensino superior, o IGC, entre todas as instituições presenciais e a distância da região. Hoje, um aluno de educação a distância da instituição tem melhor resultado no ENADE que alunos dos melhores cursos presenciais. Entre 2.700 instituições de ensino superior, podemos separar as 100 melhores, onde teremos a UFSC, UFPR, entre outras instituições públicas. A Unicesumar figura entre estas 100 melhores, graças ao trabalho sério que resulta nas melhores notas do ENADE. Este índice leva em consideração a estrutura da instituição, bem como a quantidade de mestres e doutores. A instituição possui 80% de mestres e doutores em seu corpo docente, enquanto o MEC exige apenas 30%.

METODOLOGIA

Com uma metodologia que utiliza a tecnologia, visando à interação entre professores e estudantes em todo o Brasil, o melhor conteúdo está disponível ao aluno, com flexibilidade de tempo e local de acesso. Mas não se engane quem acha que é fácil. É preciso muita dedicação para aprender, com o mesmo conteúdo do ensino presencial (mesma carga horária). O Aluno precisa ir até a unidade, em média, uma vez por mês. As outras atividades (aulas transmitidas ao vivo, aulas gravadas, fórum de debates, mapa de atividades práticas, entre outras), faz on-line. Recebe ainda um livro por disciplina sem custo adicional, além disso, o aluno pode utilizar as bibliotecas, virtual e física, com mais de 300 mil títulos que auxiliarão os seus estudos.

E aprende principalmente com professores, tutores, mediadores e também no debate de alto nível com colegas de todo o Brasil.

CURSOS OFERECIDOS

 

Albano 3São 37 cursos superiores de Graduação, e 34 de pós, entre eles Administração, Pedagogia, Engenharia de Software, Engenharia da Produção, Gastronomia, e muito mais! Entre as novidades estão 10 cursos novos, especialmente preparados para a região, como Gestão de Cooperativas e Gestão de Moda. Além de uma nova plataforma de ensino, com cursos rápidos: a Universo EAD – de cursos online.

DESTAQUES

O Guia do Estudante aponta a Unicesumar como uma das principais instituições,
com 21 cursos entre os melhores do país. O site da Revista posiciona a Unicesumar com o melhor curso de Administração de Santa Catarina, e, entre os 46 melhores do país, entre mais de 3 mil instituições existentes. Em 2015, no Desafio SEBRAE, quatro alunos ficaram entre os melhores e no Santander Empreendedorismo, com dois alunos de Blumenau entre os 40 melhores do Brasil (entre 20 mil trabalhos inscritos de instituições tradicionais).

Texto: Sílvia Regina/New Age Comunicação

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *