Os verdadeiros Pilares do Sucesso das Mulheres

Ao longo dos anos, as mulheres vêm marcando história perante a sociedade e deixando definitivamente o papel submisso de lado ao lutar pelo direito ao voto e igualdade no mercado de trabalho, seja por conseguir frequentar uma instituição de educação ou por poder praticar esportes. Tantas conquistas geraram o lado positivo de ganhar mais espaço e poder, mas ao mesmo tempo também houve perdas, pois ao assumir muitos compromissos as mulheres ficaram sobrecarregadas na sua rotina, no seu lado afetivo e social – outro sinal do machismo, que ao invés de dividir as tarefas rotineiras entre homens e mulheres, permanece atribuindo a ela a responsabilidade pela vida familiar.

É perceptível a necessidade que a mulher estabelece de sempre provar aos outros e, até para ela mesma, a sua competência para tentar ultrapassar a forma preconceituosa com que ainda é vista pela sociedade machista. Com isso, elas passaram a fazer um papel que não é exatamente parte das suas características naturais e começaram a comportar-se de uma maneira diferente. Apareceram atitudes grosseiras, mudanças de hábitos e com isso esqueceu-se que o grande diferencial para quebrar o tabu do “sexo frágil” está escondido dentro de cada uma.

O segredo para conseguir ultrapassar esse paradigma, carregado como um fardo pelo sexo feminino, começa quando a mulher deixa transparecer sua autoconfiança. Pessoas autoconfiantes inspiram confiança nos outros: seu público, seus colegas, seus patrões, seus clientes, seus amigos e familiares. Ganhar autoconfiança, assim como a confiança dos outros, é uma das principais vias para serem bem sucedidas, porém são elas mesmas as suas maiores sabotadoras.

Uma mulher só consegue confiar e acreditar nela através do autoconhecimento. Para isso é preciso mergulhar no seu mundo interno, descobrir sua história, relembrar experiências, enumerar suas vontades, se familiarizar com suas habilidades e até superar traumas. Esse “passeio” pelo seu interior somará forças, que juntas formam a confiança. Feito isso é hora de focar no presente e colocar em prática: cultivar o amor, a sinceridade e um círculo de amizades verdadeiras, isto é, pilares importantes para alcançar o sucesso.

Com o “seu eu” organizado, a mulher consegue seguir em frente e caminhar na direção correta para alcançar a maturidade profissional e, consequentemente, o sucesso. Falar em maturidade é uma forma clara de identificar quais são seus talentos e suas fraquezas, manter o equilíbrio e encarar as oportunidades que o mercado oferece.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/imagerymajestic

Informações do Autor

Antônia Braz

Ainda sem descrição

1 Comentário
  1. Pingback: Mulher: conquistas e desafios no século XXI - Revista Atitude - Atitude Empreendedora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *