Porque o media training é importante para empresas

O Media training é o treinamento de executivos para saber se comportar perante a imprensa e os públicos de interesse, sejam internos ou externos. A mídia é essencial para as empresas, pois um deslize com a imprensa a pode afetar toda a imagem da empresa. O media training é um treinamento feito em empresas para seus colaboradores (executivos, jornalistas, assessores, imprensa em geral), que ensina como se comportar diante desse público.

Mídia é uma atividade que envolve vários processos ligados ao uso de meios de comunicação para a divulgação de uma mensagem publicitária. Estes processos envolvem técnicas específicas e talento criativo para fazer que estes meios sejam utilizados eficazmente.

O público interno e externo (sociedade) tem se modificado devido a facilidade das pessoas de receberem informações. Porém essa facilidade de informações leva ao excesso da mesma, e nem sempre as pessoas conseguem digerir  e identificar o que é ou não importante. Esse público torna-se cada vez mais exigente com notícias enxutas que sejam importantes, por isso a dificuldade dos profissionais de mídia em satisfazê-los.

Já os jornalistas estão cada vez mais jovens com salários cada vez menores, diminuindo a quantidade desses profissionais. Além disso, a concorrência é muito grande e a exigência cada vez maior. Os jornalistas têm aquele estereótipo de defensor dos oprimidos, dono da verdade, compromisso com a utilidade pública, por isso as vezes é visto como arrogante.

Em contrapartida temos os assessores que têm a função de lidar com a imprensa. Esse profissional tem foco em construir relacionamentos em longo prazo e ser a voz da empresa, para isso é necessária uma visão global e estratégias para driblar os pontos negativos da empresa.

Para esses profissionais é muito importante desenvolver estratégias e técnicas de relacionamento com a mídia, é ai que então entra a media training.

 

Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010. É palestrante e professora de comunicação e ética dos cursos de MBA da FIPECAFI.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/renjithkrishnan

Informações do Autor

Nancy Assad

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *