4 dicas infalíveis para controlar a pressão alta e ser mais saudável

A pressão alta deve ser vista como um alerta na vida de qualquer pessoal. Considerado um grande vilão entre, principalmente, pessoas acima do peso ou com idade mais avançada,  é fundamental que você tenha um acompanhamento médico e que siga rotinas alimentares saudáveis em sua vida.

Separamos algumas dicas básicas para você conseguir seguir sua vida de uma forma mais saudável e segura em relação a sua pressão arterial. Controle a pressão alta e, de quebra, melhore toda a sua saúde.

Siga Alimentação Saudável

Se estiver com excesso de peso, emagreça, uma forma certa de diminuir sua pressão arterial. A principal coisa que você pode fazer é comer mais frutas e vegetais de todos os tipos, repletos de agentes conhecidos ou desconhecidos que diminuem a pressão arterial, dentre eles vitamina C, potássio e cálcio. O índice de pressão alta entre os vegetarianos é surpreendentemente baixo. Coma especialmente alho e aipo.

Consuma mais Peixe

O peixe é outro alimento essencial para os indivíduos preocupados com a pressão arterial. O óleo de peixe parece ser essencial para manter a pressão arterial em um nível saudável. Coma peixes gordos, como cavalinha, sardinha, salmão ou arenque, três vezes por semana.

Porém, ao preparar o seu peixe (e outros alimentos), tenha cuidado com o sal ao cozinhar. E não adicione mais sal na mesa. Acima de tudo, cuidado com os alimentos processados, que normalmente possuem alto teor de sódio.

Cuidado com o Álcool

Sem dúvida, o álcool pode aumentar a pressão arterial, segundo numerosas e consistentes pesquisas.  Quanto mais você bebe, mais provável é a elevação de sua pressão arterial.  Estudos sugerem que cada drinque diário suba em 1 mmHg sua pressão sistólica e, segundo os especialistas australianos, isso toma o álcool uma ameaça maior do que o sódio.

Em geral, eles relataram que a ingestão de três ou mais drinques por dia dobra o número de mulheres e homens com pressão superior a 160/95. Três ou mais drinques por dia são a causa mais comum de hipertensão reversível ou curável.

Um estudo de larga escala realizado em Harvard com enfermeiras revelou que algumas cervejas, dois copos de vinho ou urna dose de outra bebida por dia não produzem efeito algum sobre a pressão arterial. No entanto, quantidades maiores do que essas causaram um aumento contínuo e progressivo da pressão arterial.

Comparadas às abstêmias, as mulheres que bebiam entre dois e três drinques por dia tinham uma probabilidade 40% maior de ter pressão alta. O risco era 90% maior em mulheres que bebiam mais de três drinques por dia.

O consumo excessivo de álcool não faz mal só para a pressão arterial, mas pode trazer muitos males para o seu corpo (podendo trazer problemas sociais, também). Restrinja o consumo de álcool a um ou dois drinques por dia. E evite bebedeiras, que podem aumentar pronunciadamente a pressão arterial.

Prepare pratos mais Verdes

O consumo regular de ervas, frutas e legumes trará benefícios imensuráveis para sua vida. Ricos em vitaminas, esses tipos de alimentos podem ajudar no combate de diversas doenças. O consumo de cebola e alho, por exemplo, é capaz de diminuir a presença de coágulos no sangue, evitando derrames. Diferentes plantas medicinais, como Alho, Melissa, Erva Cidreira, Embaúba ajudam no combate da pressão alta, além de servirem como calmante natural.

Imagem: Fort George G. Meade Public Affairs Office

Informações do Autor

Diego Nava

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