Previsão: final de semana gelado e ar polar chegando

A sexta-feira começou com um tempo gelado em Santa Catarina. O destaque ficou para Serra, que voltou a registrar temperaturas negativas.Urupema teve a mais baixa, com -2,4ºC. Em Bom Jardim da Serra fez -0,7ºC e a cidade de São Joaquim registrou -0,6ºC.

— O frio do amanhecer foi no geral abaixo de 10ºC, sendo que ao longo da tarde as temperaturas entre o Oeste e a Serra não sobem muito, mantendo o frio em boa parte do dia. Para se ter uma ideia, na Serra, à tarde, o termômetro fica entre 9°C e 11ºC. No Oeste as marcas não passam de 15ºC. Nas demais áreas a tarde até fica mais agradável, mas com temperaturas entre 17°C e 20ºC — avisa o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.

 

O amanhecer frio ajudou a trazer nevoeiros, registrados na imagem de satélite nos pontos em azul.

Foto: Reprodução / Imagem de satélite

— E apesar do frio, a previsão é de uma sexta-feira de sol, mas com certa variação de nuvens ao longo do dia — diz Puchalski.

 

Fim de semana

A nebulosidade deve predominar no sábado e no domingo, mas permitindo aberturas de sol. O sábado terá tempo mais seco, ficando apenas as cidades mais próximas do Paraná com chance de instabilidade à noite.

Já no domingo, ainda durante a madrugada, as nuvens aumentam e trazem maior chance de chuva, especialmente nos turnos da tarde e da noite.

— O frio seguirá forte no sábado, inclusive com temperaturas parecidas com as registradas nesta sexta-feira. O domingo, no entanto, não deve ter temperaturas tão baixas em razão do aumento da nebulosidade.

Ar polar durarouro a partir da semana que vem

— Vamos ter um forte ar frio predominando na próxima semana, entrando gradativamente no decorrer de terça para quarta-feira. Os catarinenses já podem ir se preparando para noites geladas e típicas de um inverno rigoroso. Essa massa de ar polar poderá trazer temperaturas menores em comparação com as já registradas este ano. Além da intensidade do frio, devemos ter atenção com a duração desse frio, que permanecerá por alguns dias em Santa Catarina. E vale o aviso também para previsão de geada generalizada, já que ao longo da semana poderemos ter temperaturas negativas não só na Serra, mas em áreas do Oeste, Planalto Norte e até pontualmente no Sul. Vamos acompanhar até lá — adianta Leandro Puchalski.

Vale lembrar que Santa Catarina teve outras ondas de frio no outono. A menor temperatura registrada até agora foi em Urupema, com -4,3°C no dia 19 de maio. Antes disso, também em Urupema, o frio já havia atingido a marca de -4°C no dia 29 de abril.

Na época, a Serra catarinense registrou as tradicionais paisagens esbranquiçadas,típicas do inverno na região. Acompanhe abaixo algumas galerias de fotos das ondas de frio de abril e maio em Santa Catarina.

 

Texto e imagens: Diário Catarinense



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *