Programa Novos Caminhos acontece hoje no SESI

Ocorre nesta quinta-feira (5), às 15 horas, no auditório do SESI de Jaraguá do Sul, a Aula Inaugural do Programa Novos Caminhos em 2016, iniciativa que busca dar oportunidades a jovens e adolescentes que estão ou estiveram sob a tutela do Estado de se prepararem para o mundo do trabalho, de qualificação profissional e da educação.

Desde 2003, quando foi lançado, mais de 400 jovens e adolescentes já foram beneficiados pelo programa, resultado de parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJ/SC e da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC.

Para a FIESC, o programa alcança grande relevância social porque oportuniza a jovens e adolescentes condições de estudo e emprego, mas principalmente contribuiu para a formação de bons profissionais e também bons cidadãos. A construção da cidadania aliada à capacitação para o trabalho é uma premissa defendida pela entidade e ganha relevância em iniciativas como o Novos Caminhos, que oferece oportunidades a jovens que vivem em programas de acolhimento em instituições ou com outras famílias.

O programa beneficia jovens que não podem viver com seus pais – são órfãos, suas famílias não têm condições de dar sustento ou são vítimas de violência doméstica, entre outras circunstâncias. Com esta iniciativa, é possível mostrar que o jovem e a criança têm valor, independentemente de sua condição, que precisa ser respeitada. No período em que participam de atividades, os jovens têm suas potencialidades reveladas, contribuindo assim para que tenham consciência do seu valor e da sua importância para a sociedade.

Como cada beneficiário pode fazer vários cursos, desde que foi iniciado, em agosto de 2013, o programa já registrou cerca de 4,2 mil matrículas. Foram 2,4 mil matrículas em capacitações de preparação para o trabalho (que trata de aspectos comportamentais no ambiente profissional), oferecidas pelo IEL; 1,2 mil matrículas em cursos profissionalizantes do SENAI e 587 matrículas em cursos do SESI – educação de jovens e adultos e programas de educação continuada, vinculados às áreas temáticas de desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso de álcool e outras drogas e higiene pessoal.

 

Texto: TextoLivre/FIESC/Divulgação
Imagem: FlavioUeta/Divulgação FIESC

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *