Reciclados sem recolhimento amanhã por causa do feriado

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) comunica que não haverá o recolhimento de reciclados no feriado desta sexta-feira (25), quando são atendidos os bairros Vila Nova, Rio Molha, Barra do Rio Molha, Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84, Jaraguá 99 e São Luís.

A Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pelo serviço, retorna às localidades citadas no dia 1º de abril. No sábado (26), quando são atendidos os bairros Baependi e Água Verde, além do Centro da cidade, o trabalho seguirá normalmente.

Como é feito o tratamento dos reciclados?

Para reciclar um material é necessário que haja um processo de seleção prévia, isto é, a separação do lixo comum em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não recicláveis. Um processo de seleção muito conhecido atualmente é a coleta seletiva, que nada mais é do que um recolhimento de lixo feito seletivamente.
Após a separação dos resíduos, é preciso fazer uma nova triagem em subtipos de materiais para que estes tenham interesse comercial, como por exemplo, os plásticos são separados em plástico duro ou plástico mole, os metais em latão ou alumínio. Assim, todos os materiais recicláveis são selecionados em subtipos, geralmente por usinas de triagem como as da Prefeitura de São Paulo ou por cooperativas, que após este procedimento, compactam os materiais para facilitar o transporte e vendem para indústrias de reciclagem.

Texto: Pedro Junior/PMJS
Crédito foto: flickr_AntonioThomásKoenigkamOliveira

 

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *