Vai viajar? Confira os itens de revisão do carro antes de cair na estrada

Ainda faltam algumas semanas para o início da temporada de férias, mas elas costumam passar voando. É por isso que, além de definir o roteiro, quem vai viajar no final do ano precisa começar o quanto antes a revisão do carro – e, para isso, nada melhor do que se guiar pela lista a seguir. Depois, é só aproveitar momentos inesquecíveis com a família.

Pneus

Não só eles, mas o estepe também precisa ser verificado. Veja se apresentam bolhas, se há algum desgaste irregular na banda de rodagem e a pressão dos pneus. Dependendo da quantidade de passageiros e bagagem, é preciso adequar a pressão.

Rodas

Procure amassados nas rodas de ferro, e nas rodas de liga atente a quebras ou trincas.

Triângulo, macaco e chave de roda

Mais do que conferir se os itens estão no carro, cheque o funcionamento para ver se estão inteiros e adequados ao uso.

Alinhamento e balanceamento

Muita gente esquece, mas o alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas são fundamentais para a segurança e bom funcionamento do veículo, principalmente porque os sintomas de ambos costumam aparecer somente em velocidades mais altas.

Suspensão

Está ouvindo algum barulho como rangidos, batidas secas ou o ruído de algo frouxo? Leve para a autorizada, já que as más condições do pavimento podem desgastar a suspensão antes do prazo da revisão.

Fluidos

Cheque o nível e a validade de todos os fluidos e seus filtros. Procure também por vazamentos (líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem) e verifique o nível do combustível do reservatório de partida a frio, se o carro for flex.

Revisão do sistema elétrico

Confira as lanternas, faróis e piscas.

Vidros

Além de conferir o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, verifique o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. No dia da viagem, faça uma limpeza completa. Carros que não possuem ar condicionado precisam de um pano de algodão e um spray anti-embaçante.

Outros itens

Tendo você seguido as revisões recomendadas ou não, procure conferir também o estado das seguintes peças: sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor e seus respectivos rolamentos.
Fonte: 4rodas
Imagem: Ian D. Keating



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

1 Comentário
  1. Pablo Lima

    24 de novembro de 2016 de 14:41

    Obrigado amigo pelas orientacoes, é de grande valia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *