Ser Professor: a oportunidade de deixar um legado todos os dias

Para você, o que é ser professor? Estar em uma sala de aula todos os dias?

Não é bem por aí, e vou lhe dizer por quê. Eu me lembro que no ano passado, mais ou menos essa época, eu estava em um hotel em Chapecó/SC. Na recepção, ao preencher a ficha de hóspede deparei-me com um dos campos a serem preenchidos: “Profissão”.

Por um minuto pairou a dúvida. E agora? “Administrador” é minha formação, mas não especificamente minha profissão. “Gestor de RH” não seria, pois tinha mudado de carreira. “Palestrante” se enquadraria bem, mas, apesar dessa ser minha ocupação principal, achei um pouco vago. “Especialista em Mudanças”? Tudo bem, está certo, mas pensariam que eu trabalho na Granero.
Parece que, às vezes, algumas perguntas simples são mais difíceis de responder…
Então os anjos Paulo Freire, Jean Piaget, Tânia Zampieri, entre outros, ouviram minhas preces e então veio a luz. Por que demorei tanto para responder? É claro que sou “professor”.

Senti-me orgulhoso!!!
Acho que algo tão nobre e rico como essa atividade não deveria ter um campo tão simples na ficha do hotel. Acho que o certo seria estar impressa a palavra “MISSÃO”, e não, “profissão”. Se assim fosse eu preencheria com toda facilidade. “Missão: Deixar um legado!”
Parabéns a todos os colegas que fazem da sua missão a oportunidade de construir um legado todos os dias!

Imagem: Texas A&M University-Commerce Marketing Communications Photography

Informações do Autor

Marcelo de Elias

Palestrante, professor e escritor especialista em mudanças e em gestão de pessoas. Suas palestras estão entre as mais bem avaliadas do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *