Só me chame se quer alcançar o sucesso! Se não, procure outro

Só me chame se quer alcançar o sucesso! Se não está decidido a isso, NÃO me chame, NÃO me contrate, respeite o valor do meu tempo e de meus negócios! Incrível!!

Vivemos em 2014 mas ainda existe donos de empresas que acreditam em contos de fadas empresariais, em duendes corporativos, em árvores de dinheiro fácil, em sucesso sem trabalho!

É uma pena frustrá-los, mas NÃO existem milagres no mundo dos negócios!

O que existe de fato são resultados e conhecimentos acumulados, expertise, planejamento, ousadia, espírito empreendedor, trabalho e muito treinamento para tornar as coisas melhores.

Explico para quem não entendeu nada.

É comum que ditos “empresários” recorram aos Consultores e Especialistas em Negócios alegando que os resultados de suas empresas já não são mais satisfatórios, ou a “turma” não faz mais “a coisa andar”, ou a falta de qualificação dos funcionários não mexe mais com os resultados…ou então dizem que nem imaginam o que pode estar acontecendo.

Ora, ora, se os resultados não são bons, se a mesmice está instaurada nas estruturas ou se “a casa está caindo”, não é necessário ser especialista em administração e em coisa alguma para dizer que as práticas e formas do negócio estão erradas! Modelos que foram criados ou praticados de maneiras erradas e que não acompanharam a evolução dos tempos, dos negócios, do mercado e dos próprios consumidores ou usuários dos serviços.

É normal que esses empresários imediatamente venham defender suas práticas erradas de “sucesso”:  – Mas faz vinte anos que fazemos isso e sempre deu certo!

Quando sou chamado e recebido com essas desculpas esfarrapadas, prontamente alerto que esses donos de empresas podem estar fazendo isso errado há 20 anos!!

A maciça maioria desses donos de empresas ainda estão “atolados” no início de suas empresas, quando eram apenas ele e a esposa, ou ele e os filhos a tocar o negócio. Quando ainda não tinham um negócio de verdade. E quando obtiveram algum mísero resultado diante de um mercado inexperiente e pouco exigente.

Aquilo que era novidade há vinte anos, já não empolga mais! Já não integra o plano de compras da maioria das pessoas. Não é mais prioridade.

A ampla oferta de produtos e serviços, a imensa multiplicação de marcas e fabricantes, aliadas às facilidades geradas pela amplitude da internet e das facilidades de oferecimento e de pesquisas, tronaram o consumidor mais esperto, bem mais inteligente e infinitamente mais exigente! Ou sua empresa está disposta a encarar isso ou está fadada a SUCUMBIR!

Jurássicos em sua grande maioria, os donos de empresas ultrapassadas, sonham, acham e esperam que o Consultor consiga resolver em 90 dias as mancadas que eles levaram 20 anos para construir e fazer de formas erradas, e ainda resistem a escutar as recomendações que, profissionalmente, repassamos para eles. Esperam um milagre!

Se até os dinossauros, com aquele tamanho todo, desapareceram por não se adaptar aos novos tempos, o que devemos esperar de frágeis organizações empresariais desprovidas de métodos de atualização?

Quando minha empresa é contratada, faço questão de mostrar as inúmeras possibilidades de corrigir as coisas, mas ressalto que isso dependerá do empenho da equipe da empresa, das decisões estratégicas da diretoria, do poder de decisão do diretor comprometido com as mudanças, do alcance de investimentos e, principalmente, da quebra de conceitos e paradigmas.

Explico-lhes que minha empresa não deve contratada para dizer “amém” e concordar com os descalabros que foram praticados durante todos essas duas décadas, e muito menos para a falta de profissionalismo exercido por donos de empresas sem a devida qualificação profissional ou sem o devido respeito pela força da delegação.

Digo-lhes que se é para deixar as coisas como estão, não contratem minha empresa e nem tampouco me entreguem os problemas que não nos pertence!

Agora, se por outro lado, os referidos diretores sabem onde querem chegar, sabem os resultados que desejam obter, conhecem os riscos para sair de sua zona de conforto, tem coragem para quebrar os dogmas corporativistas, estão dispostos a tomar decisões de verdade, sabem que terão de investir para reinventar seus negócios, são criativos e dispostos a criar inovação e são firmes o suficiente para bancar o jogo…aí temos tudo para alcançar os resultados esperados e ousar vencer essa luta pelo sucesso de suas empresas.

Peço-lhes que não imaginem que essas mudanças cairão do céu e que bastarão uns poucos movimentos de uma Consultoria para resolver as coisas.

Repito Nicolau Maquiavel que foi iluminado ao acusar nas linhas do seu livro O Príncipe, que “Nada é mais difícil de executar, mais duvidoso de ter êxito ou mais perigoso de manejar do que dar início a uma nova ordem de coisas”.

Definitivamente para se chegar em novos portos e alcançar novos lugares, se faz necessário deixar de usar mapas antigos e parar de trilhar caminhos já percorridos anteriormente, pois Isso chama-se “correr em volta da cauda”!

Para se fazer diferente, para se obter resultados diferentes, para se chegar em lugares e posições diferentes, TEMOS QUE PENSAR DIFERENTE, TEMOS QUE PLANEJAR DIFERENTE, AGIR DE FORMAS DIFERENTES e PRATICAR CONCEITOS DIFERENTES.

Portanto, se você que está lendo estas linhas e é apenas um tradicional dono de empresa, daqueles que acham que seu negócio “começou assim e sempre será assim”, e não está disposto a mudar, a reinventar e nem tampouco a se reposicionar…PARE DE LER!

Isso mesmo, pare de ler esse artigo, porque respeitosamente peço desculpas, mas não desperdice o meu tempo e nem o tempo de minha empresa com situações do tipo … “deixa assim”!

Não desperdice o que resta de seus parcos e limitados resultados para “não sair do lugar”!

Digo isso de forma ousada, mas sincera, transparente, clara e objetiva porque temos muitas vitórias para conquistar ao lado de revolucionários empreendedores que realmente desejam obter o sucesso! Preferimos estar ao lado de Empresários de verdade que querem conquistar a preferência na opinião e na decisão de compra e de consumo na cabeça dos clientes. Queremos estar entre os Empresários que desrespeitam o tradicionalismo paralisante da ineficiência e que enxergam longe, que enxergam diferente e desejam chegar em lugares diferentes. Somos do mesmo time dos Empresários que são gestores de suas empresas e sabem ter coragem para criar uma nova ordem das coisas!

Somos Pessoas e Profissionais engajados para vencer!

Emir Pinho

Crédito foto: freedigitalphotos.net/SalvatoreVuono

 

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Emir Pinho

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