Sobrino de Botín: o restaurante mais antigo do mundo

Imagens: Capa – parceirodeviagem.com/Foto1 – umbrasileironaespanha.wordpress/Foto2 – eltenedor/divulgação

Se você leu “O Sol Também se Levanta”, do norte-americano Ernest Hemingway, já deve saber do que estamos falando. No final de uma de suas obras mais conhecidas, o escritor descreve um restaurante que, em sua opinião, é um dos melhores que existem: o Sobrino de Botín, em Madri, Espanha.

Considerando o tempo pelo qual o restaurante vem mantendo e ampliando a clientela, ele deve estar certo. O local, aberto em 1725, é considerado pelo Guinness Book (o Livro dos Recordes) como o restaurante mais antigo do mundo ainda em funcionamento.

E se o restaurante é antigo, o prédio é muito mais: utilizado como bodega desde 1580, ele preserva até hoje a estrutura do século 16, principalmente no piso inferior – um salão com teto, vigas e paredes arredondadas de tijolos à vista, cheio de relíquias e móveis antigos. Este é o mais antigo dos quatro andares – a cada lance de escadas, a construção fica mais nova e moderna.

Sobrino de Botín
Cochinillo assado em preparação no forno a lenha

A fama chegou junto com a construção do forno a lenha. O leitãozinho de 21 dias, com o nome de Cochinillo assado, é um dos pratos preparados na antiga cozinha que renderam o reconhecimento e longevidade aos estabelecimento. São famosos entre os frequentadores também o gaspacho – uma sopa fria da cozinha castelhana – e a sangria, além do vinho Rioja Alta citado no livro de Hemingway. E o melhor: apesar de tradicional, o restaurante está longe de ser elitizado e pratica preços bem acessíveis.

Se interessou? Confira o site do local e coloque já o destino na sua agenda.

 



                                                                                                               Publicidade

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco.
Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *