Sua visão de serviços realmente gera vendas?

Quer conquistar mais clientes? Saiba quais componentes de sua oferta realmente despertam a atenção e o desejo do seu publico e invista nela

Olá amigos leitores, como vão?

Domingo à tarde, você sente uma grande vontade de assar um belo bolo de nozes, bem fofinho e com recheio generoso. Você se encaminha para a cozinha e começa e separar os ingredientes com cuidado, imaginando a felicidade da família quando, surpreendidos, receberão uma fatia quente do seu bolo, preparado com esmero. Você mistura os ingredientes num ritual terapêutico, um momento para se curtir e logo o aroma começa a tomar conta da cozinha. Sim, você está feliz, o bolo cresce e ganha uma aparência apetitosa, em mais alguns minutos ele estará em cima da pia, sendo desenformado, pronto para tornar o domingo ainda mais feliz.

Chegada a hora de anunciar seu grande feito culinário, você abre um grande sorriso e apresenta sua obra prima, recebendo uma resposta matadora:

          -Legal, mas eu não ligo muito para bolo de nozes.

Imagino que a frustração que toma conta de quem trabalhou com afinco, saindo da ideia para o bolo pronto, ao saber que o objeto de seu empenho não colheu os sorrisos de satisfação esperados. Deve ser algo muito parecido quando:

  • Um varejista cria serviços de delivery e descobre que nenhum cliente o utiliza, todos preferem comprar no local;
  • Um prestador de serviços cria um chat virtual e ninguém acessa, todos preferem o contato telefônico;
  • Um comerciante investe numa embalagem diferenciada que rapidamente vai para o lixo, sem que nenhum cliente aprecie seu design.

O que aconteceu? Crueldade do mundo? Insensibilidade de clientes que não sabem apreciar uma ótima ideia? Nada disso, apenas as dimensões de valores expostas acima realmente não importam para seus clientes.

Dimensão ou proposição de valor é um conjunto de diferenciais nos produtos ou serviços ofertados e entregues ao cliente e que o mesmo valoriza. Mas o que é valor ? Valor é uma variável subjetiva medida na percepção do cliente. Para o consumidor, a percepção é a verdade, não necessariamente a sua verdade, mas é o que ele conhece e o que o estimula na escolha e aquisição de um bem (produtos ou serviços) em detrimento de outro similar da concorrência.

  • A proposição de valor da Avis Rent-a-Car começa com: “Para garantir uma experiência de aluguel sem stress ….” A Avis sabe que o estresse no processo de locação de um carro pode afugentar seus clientes, por isso eliminar qualquer procedimento que gere estresse torna-se uma âncora para a proposição de valor dos serviços da empresa.
  • A proposição de valor da Adia Personnel Services (empresa americana que ajuda as pessoas a encontrar serviços locais, como dentistas, cabeleireiros, mecânicos, etc…) diz que: “Adia será conhecida como a empresa de serviços de pessoal mais ágil para se fazer negócios. Estamos empenhados em eliminar barreiras entre nós e nossos clientes”. A Adia sabe que a facilidade de utilização é a mais alta prioridade do cliente. Sua proposição de valor é simples e cristalina.

Quer conquistar mais clientes? Saiba quais componentes de sua oferta realmente despertam a atenção e o desejo do seu publico e invista nela. Treine sua equipe para oferecer aquilo que realmente faz a diferença e direcione sua comunicação. Bolos de nozes, para quem curte bolos de nozes, são uma deliciosa iguaria.

Eu curto!  😉

Sucesso!

Claudio Moreira

Crédito imagem: freedigitalphotos.com/Just2shutter

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