Sucesso Profissional – qual caminho seguir para conquistá-lo?

 

Se você está aqui lendo este artigo é porque provavelmente você está em busca do sucesso profissional, não é mesmo?

Ótimo, isto é um bom sinal, muitas pessoas desejam sucesso profissional, possuem grande potencial para isso, mas por um motivo ou por outro, acabam trilhando caminhos que os desviam dos seus objetivos, ou entram por caminhos tortuosos e difíceis que acabam atrasando seu sucesso.

Diante da infinidade de possibilidades de caminhos diferentes que levam ao mesmo lugar, fica difícil você saber escolher qual a melhor opção, qual o melhor caminho que levará você ao sucesso.

Para decidir é preciso que você tenha a habilidade de enxergar o cenário de fora da cena, ou seja, conseguir visualizar você fazendo o que deseja como se fosse um espectador do seu próprio filme. Você precisa se ver em sua tela mental como protagonista da cena.

Quando você consegue visualizar essa situação, você passa a enxergar mentalmente uma variedade de opções de caminhos a seguir.

Parece bastante simples para algumas pessoas, mas já encontrei várias pessoas com dificuldades nesse tipo de visualização. Perceba que não há nada errado nisto, é apenas uma questão de treino e hábito.

Mesmo para as pessoas que conseguem a visualização, isto é apenas uma etapa do processo, pois existem muitas armadilhas ocultas nos caminhos, não adianta apenas conseguir visualizar o caminho mais curto, é preciso algo a mais.

Pensando em ajudar você não importando em quais das situações acima você se encontra, eu lhe darei algumas dicas de como escolher o seu caminho.
Em primeiro lugar parece óbvio, mas você precisa definir aonde você quer chegar, o que deseja conquistar.

Para isso é preciso que você pense no futuro, mesmo que este lhe possa parecer utópico talvez devido a alta velocidade das mudanças que ocorrem a todo instante. Você poderia afirmar: “O que imagino como futuro hoje pode não mais existir quando o futuro chegar eu prefiro ir vivendo conforme as situações vão surgindo!”. Isto depende de muitos fatores, inclusive dos seus valores, mas neste momento quero lhe dizer, que através da metodologia “Engenharia Humana para Maestria na Liderança classe Mundial”, abordada em meu blog é possível perceber o futuro e criar o agora.

Bem, chega de conversa e vamos trabalhar um pouco. Respire fundo, abra sua mente e seu coração, esteja aberto à informações novas.
Reserve um tempo só para você. Escreva aonde você quer chegar, ou o que quer conquistar, por enquanto não se preocupe tanto com prazos, apenas defina sua meta. Ela tem que vir do fundo do seu coração, tem que ser algo muito forte que faça você lutar por ela com todas as suas forças, aconteça o que acontecer.

Após definir aonde você quer chegar, o que deseja conquistar, ou seja, sua “Meta”, você precisa começar a detalhar mais essa meta. Quais são as características dessa meta.

Como você quer estar quando chegar lá?
Como você vai estar fisicamente?
O que você vai conquistar com isso?
Quando você quer atingir essa meta?

Além de visualizar a meta no futuro é fundamental um planejamento para atingi-la e para auxiliar nesse processo, eu lhe convido a definir as características dessa meta, agora em etapas evolutivas, como se fossem degraus de uma escada para chegar ao topo, e para isto você precisa responder as perguntas a cima agora para prazos intermediários até chegar a data em que quer conquistá-la.

Por exemplo, imagine que você definiu uma meta e quer conquistá-la daqui a dois (2) anos. Muito bem então você precisa responder as perguntas acima para etapas como:

Como você quer estar daqui a 6 meses
Como você quer estar daqui a 1 ano
Como você quer estar daqui a 1,5 anos

Atenção a “Meta” precisa obrigatoriamente ser “Sua” e não definida por outras pessoas ou pela empresa onde você trabalha, ou mesmo pelo mercado. Ela tem que ser exclusivamente sua.

Defina o “porque” da meta, isto é muito mais importante do que o “como”. Se esse porque vem do seu coração, você cria forças para vencer todos os obstáculos e os “comos” irão surgindo naturalmente em sua vida, (Em outras oportunidades falarei para você sobre inter conectividades da vida).

Tendo um “porque” forte você passa a não aceitar mais desculpas, justificativas, porque existe no seu sangue uma meta que você quer e vai alcançar.

Sua meta precisa ser grande, mire nas estrelas, porque se algo der errado você vai alcançar a lua e não o quarteirão vizinho. Tem que ser algo que vai desafiar você e vai te tirar da zona de conforto, fazer refletir sobre suas atitudes e levar você a ações pensadas, programadas para atingir o resultado desejado. É preciso sair da mesmice.

A meta precisa ser positiva. Muitas pessoas sabem o que não querem, mas não sabem o que querem.

Parece estranho, mas é algo mais ou menos assim. O nosso cérebro é um órgão que processa os pensamentos, transformando-os em ação, só que com um pequeno e importante detalhe!!!

Os neurocientistas chegaram a conclusão de que o cérebro não reconhece a palavra ‘Não”, na verdade ele processa as informações por imagens internas e isto pode ser um grande problema quando deixamos de fazer afirmações de metas positivas.

E esta condição do nosso cérebro é facilmente confirmada na prática quando, por exemplo, eu dou à você a seguinte ordem: “Não pense num carro Azul”. Responda-me sinceramente, qual foi a cor que lhe veio na mente? Você pensou em um carro também? Eu não lhe dei uma ordem para você não pensar nem em uma coisa nem em outra? Você fez isso de propósito ou o seu cérebro te sabotou?

Pois é o cérebro humano é bastante complexo e maravilhoso, é capaz de coisas incríveis.

Assim eu te desafio a partir de agora, mudar seu padrão de pensamentos negativos para positivos.

Exemplo: Não quero engordar – Substitua por – Quero ser magro(a), pois caso contrário a palavrinha “Não” acionará o gatilho do seu cérebro que lhe sabotará sem que você perceba. Na verdade foi você com seu pensamento que lhe deu a ordem, mas talvez por desconhecer o funcionamento do cérebro, deu a ele a ordem de forma errada em relação ao seu objetivo.

Lembre-se sempre de vigiar seus pensamentos, sei que não é fácil, é uma questão de hábito, tenha foco no positivo.

Muito bem, agora aprofunde um pouco mais a definição da sua meta, eu peço que você seja bem mais específico.

Exemplo: Quanto quer ganhar? Responda com um valor específico como: “quero ganhar um Milhão de Reais” e procure ser mais específico ainda incluindo informações de quando deseja que isso aconteça, como estipulando o prazo de (05) cinco anos.

Sua meta ficará: “Quero a partir de hoje ganhar um milhão de reais em cinco anos”.

Não responda como: “quero ganhar muito dinheiro”, isto é muito genérico, o que é muito dinheiro para você? A sua meta deve ser específica para permitir que os resultados sejam mensurados e com isto seja possível avaliar a evolução rumo a meta.

A meta precisa ser relembrada diariamente. Anote e a coloque em lugares visíveis para você, como banheiro, agenda, geladeira, mesa do escritório, não importa onde, é importante que ao visualizá-la todos os dias, você se lembre dela e com isto você estará se programando inconscientemente para agir conforme o planejado, simples assim.

Peço que você ao final de cada dia olhe para a meta e seus detalhes, reflita e responda com sinceridade para si mesmo: “O que fiz hoje para alcançar a minha meta?

Se você tiver disciplina e força de vontade para ver suas metas frequentemente e refletir sobre suas ações para alcançá-la verá que as coisas começarão a acontecer de forma mais fácil, você estará dando um passo positivo rumo ao sucesso. Experimente!!!

Seguem como Brinde, mais umas dicas que ajudarão você no processo de alcançar sua meta.

Apesar das suas crenças limitantes que são as suas verdades individuais, seus diálogos internos, parta para a ação, lembre-se tudo é possível.

Procure identificar quais são os seus medos de fazer as coisas novas. Quais medos norteiam a sua vida?

O que os outros vão falar? Pessoas de sucesso agem e fazem acontecer, não se abatem pelas criticas dos outros. Elas são motivadas pela ação para atingir suas metas. Mesmo que o caminho lhe pareça escuro, acenda uma lanterna, mesmo que ela possa iluminar apenas 0s 05 (cinco) metros a sua frente, você tendo um mapa do caminho (Metodologia) vai conseguir chegar ao seu destino.

As metas são como ímãs que atraem o que precisa ser feito, acredite ou não, o universo conspira a seu favor, conforme sua energia mental ( Positivo atrai positivo, negativo atrai negativo ).

Lembre-se o bom é inimigo do ótimo, é preferível ter algo feito a ficar esperando tudo estar perfeito para começar a agir. Comece a agir e esteja alerta para corrigir o rumo se necessário, tome cuidado com as cobranças internas de perfeição, muitos projetos, ideias, sonhos ficam guardados nas gavetas!!! Um nível de cobrança interno muito alto pode estar paralisando suas ações

Controle seus instintos mais primitivos. Em situações de suposta ameaça ou perigo, nosso cérebro, por instinto para preservar a vida, bloqueia os neurotransmissores do lado racional do seu cérebro, permitindo uma ligação direta com o lado instintivo, fazendo com que aflore reações as mais variadas possíveis como violência, fuga, dentre outras que podem ser indesejadas no convívio social e trazer prejuízos para sua vida profissional e pessoal

Existem técnicas para controlar seus instintos mais primitivos, mas é preciso agir.

Faça o seguinte exercício:

• Feche os olhos:
Lembre-se de um momento de total sucesso em sua vida.
Como você estava naquele momento?
Como você se preparou para aquele momento?
Como estava sua imagem?

• Abra os olhos:
Vamos criar uma Ancora. (Ancora em neurociência é um gatilho mental para induzir alguma ação).
A âncora serve para você se lembrar, por exemplo, desse momento de sucesso, sempre que sentir que os seus instintos primitivos estão crescendo.
Uma âncora pode ser, por exemplo, um apertar de mãos, tocar o pulso, qualquer coisa que ao ser realizado faça com que você se lembre do momento positivo e com isso neutralizar a ação do instinto primitivo
Ao ativar a ancora você vai se sentir empodeirado e seu cérebro se lembrará de suas crenças positivas.

Só mais uma dica para ajudar você a criar um plano de ação para atingir a sua meta.

Comece a criar um mapa de ação começando no futuro aonde você quer chegar e vindo retroativamente até o presente, definindo o que deve ser feito em cada etapa imediatamente anterior. Por exemplo:

Qual a sua meta para Dez de 2015
O que precisa ser feito em Jul/2015 para alcançar a meta de Dez/2015
O que precisa ser feito em Jan/2015 para alcançar a meta de Julho/2015
O que precisa ser feito em Novembro/2014 para alcançar a meta de Jan/2015

 

Com isto você terá criado seu mapa e assim saberá que caminho seguir para não perder o foco e conseguir atingir suas metas de crescimento profissional.

                                                                                                                                                                                                                              Até o próximo artigo.

Seja Feliz, tenha Sucesso

Herbert E. A. Silva

 

 Crédito imagem: freedigitalphotos.net

RELATED ITEMS
Informações do Autor

Herbert E. A. Silva

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *