Três dicas para gerar resultados na assessoria de imprensa

Com uma assessoria de imprensa estratégica é possível gerar resultados relevantes para os clientes, entenda como. Engana-se o assessor que pensa que lotar os relatórios dos clientes com releases replicados em sites de notícias de pouca expressão é sinônimo de mostrar bons resultados. A assessoria de imprensa deve ser capaz de produzir conteúdo original e relevante para a mídia e sociedade, fazendo com que seu cliente não seja mais um no mercado.

Se os resultados forem satisfatórios o cliente concluirá que investir na assessoria de impressa foi um bom negócio não apenas pelos números de publicações, mas sim pelo tipo de pauta e veículo no qual sua empresa apareceu. Afinal, seu principal objetivo é aumentar seus negócios, e para isso nada melhor que torná-lo referência em sua área de atuação. Pensando nisso, vamos te contar o segredo da excelência na assessoria de imprensa em apenas três passos: INFORME-SE!

Não adianta disparar releases sem saber quem vai recebê-los. É fundamental ler revistas, jornais, assistir programas de TV com editorias relacionadas ao negócio do seu cliente para saber o que está em alta. Jornalistas são extremamente ocupados e se o seu release não for relevantes terá o lixo como destino certo.

Por esse mesmo motivo, é preciso ser estratégico ao elaborar o assunto do seu e-mail. Muitos jornalistas leem apenas o assunto ou no máximo o título do release, sendo assim, essa é a sua chance de ser notado. Sendo que, quando se conhece o veículo, a editoria e o jornalista, as chances de elaborar um título assertivo são muito maiores.

USE E ABUSE DAS FERRAMENTAS!

Atualmente existem muitas ferramentas para auxiliar no processo de divulgação de conteúdo pela internet, otimizando o tempo gasto na segmentação de mailing, envio de e-mails e telefonemas. Além disso, muitas dessas plataformas são parceiras de portais de notícias e disponibilizam os releases para diversos sites, aumentando o acesso às informações dos seus clientes, e permitem que você verifique o desempenho da sua pauta por meio de gráficos, auxiliando no processo de elaboração de novos materiais.

MEÇA E ENTENDA OS RESULTADOS!

O primeiro passo para saber se suas ações foram efetivas é preciso medir o retorno que eles trouxeram ao seu cliente. Os números são fundamentais para comprovar um trabalho de qualidade, mas nãos e trata de medir o número de cliente que uma matéria teve, mas sim quantos novos acessos ao site e negócios o seu cliente teve a partir dessa publicação.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/Jeroen van Oostrom

Informações do Autor

Nancy Assad

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