Truques de confeiteiro para bolos deliciosos

Diga a verdade: sempre que você faz um bolo, ele fica macio e levinho como deveria? Não se preocupe, são poucos os que podem dizer “sim”. A maioria das pessoas segue as receitas, algumas dicas das mães ou avós, e torce para que dê tudo certo. Pois com as dicas abaixo, suas experiências na cozinha vão ficar menos por conta do acaso e passarão a estar sob sua responsabilidade – como um confeiteiro profissional. Confira!

 

Fórmula de confeiteiro: O papel dos ingredientes

Quando o assunto é bolo, a farinha e os ovos trabalham como “construtores de estrutura”. Ou seja, são os responsáveis por manter o bolo unido. Já o açúcar e a gordura têm o papel oposto: rompem ou suavizam essa estrutura, atribuindo maciez e umidade à receita.

Isso significa que se as duas partes não estiverem em equilíbrio, ou você terá um bolo duro e seco, ou não conseguirá dar o ponto. Assim, existem quatro fórmulas que podem evitar esse problema, principalmente com os bolos mais populares.

 

Fórmula 1:  Açúcar igual à farinha
O peso do açúcar deve ser o mesmo (ou um pouquinho maior) que o da farinha. E atenção: estamos falando do peso, não da medida.

 

Fórmula 2: Ovos em equilíbrio com a manteiga

Da mesma forma, a gordura utilizada deve ter o mesmo peso que os ovos – estes, aliás, podem até pesar um pouquinho mais, mas nunca menos. Como as receitas são flexíveis, procure se manter dentro de 20% dessa variação.
Além disso, o ovo tem duas partes e, portanto, dois papeis na receita: a gema dá textura aveludada e suave, enquanto a clara deixa os assados crocantes. Tendo isso em mente, você pode adicionar mais gemas se quiser fazer um bolo mais suave.

 

Fórmula 3: Líquidos iguais ao açúcar

Outra dica importante: a parte líquida (ovos inclusos) deve pesar o mesmo ou mais que o açúcar. Se a conta não fechar, adicione um pouquinho de leite.

 

 

Fórmula 4: Cuidados com a fermentação

Fermento demais é igual a bolhas grandes que vão para o topo, estouram e levam embora todo o ingrediente. Resultado: bolo denso e pesado. Assim, procure manter a proporção de uma colher de chá de fermento em pó para cada xícara de farinha. Se você for utilizar o bicarbonato de sódio, mais usado quando a receita traz muitos ingredientes ácidos, a proporção para cada xícara de farinha é 1/4 de colher de chá.

 

 

Com informações de: Fine Cooking
Imagem: flickr.com/PenWaggener



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *