Conheça Guilherme Tureck: o novo comediante de stand up da região!

O jaraguaense Guilherme Vellasques Tureck, 25 anos, finalmente resolveu sair da toca e levar aos palcos da região o seu stand-up comedy. É que o estudante de Engenharia Civil há nove anos (como ele mesmo gosta de ressaltar) percebeu ainda no início da faculdade o talento para fazer os outros rirem – era sempre o palhaço da turma. Já nessa época, gostava muito de acompanhar artistas de stand-up pela internet, mas até então não tinha pensado em profissionalizar a tendência natural a fazer piadas.

A mudança veio há cerca de três anos, quando Guilherme finalmente decidiu se dedicar à carreira. Trabalhando há anos como jogador de pôquer profissional e com a organização de eventos do jogo, ele passou a treinar o olhar e usar o tempo livre para escrever seu próprio material. “Sempre fiz piadas com a família e os amigos, mas foi então que comecei a levar isso mais a sério. Mesmo assim, achei que ainda não estava maduro o suficiente para tirar as ideias do papel”, conta Tureck.

Foi só em 2015, com a ajuda das famosas promessas de fim de ano, que ele resolveu que estava na hora de encarar os palcos. Passou o ano inteiro dedicando-se a escrever e pensar seu primeiro stand-up comedy, lendo sobre o assunto, buscando informação na internet, conhecendo o processo de trabalho de outros comediantes e se baseando em livros sobre fazer comédia. Foi assim que ele chegou a um colega de profissão de Sorocaba, São Paulo, com quem vai fazer uma oficina em janeiro – e foi assim, também, que Guilherme conseguiu montar o primeiro show e, desde outubro, deixou o poker de lado para correr atrás de um local para mostrar seu trabalho.

A estreia nos palcos

Logo depois de começar a busca, Tureck foi convidado para abrir o show de um comediante curitibano, em um stand-up de 15 minutos. Foi assim que esse se tornou seu segundo show: o primeiro, ele resolveu fazer um dia antes, para testar as piadas com amigos e convidados antes de encarar um público totalmente desconhecido. “Cederam para nós o mesmo espaço do segundo evento e fizemos tudo sozinhos – corremos atrás de aluguel de microfone, montamos o palco, as mesas e fomos divulgando no boca a boca. O evento foi gratuito, meio na loucura, com um show de 40 minutos”, relata Guilherme.

O resultado? Mais do que positivo. As piadas, que ele baseia em sua própria vivência em família e com os amigos – do cachorro à vida de casal e uma atenção especial a cada membro da família (a cunhada que o diga) – foram refinadas, testadas e melhoradas com o feedback dos conhecidos.

Com a realização dos dois primeiros eventos, o trabalho está só começando. A cada apresentação, sempre filmada a pedido de Guilherme, ele realiza um estudo extenso dos pontos fortes e fracos do show, adaptando a linguagem e o timing para explorar ao máximo o potencial de cada anedota. E a partir de agora, a intenção é melhorar cada vez mais o show atual, para só depois trabalhar em novos roteiros.

Tureck já tem a agenda cheia para os próximos meses

No dia 7 de dezembro, Guilherme se apresentou ainda no Clube de Campo Beira Rio, no encerramento do Jaraguá Comedy Club. No mesmo mês, está marcada outra apresentação em Rio Negrinho, sua cidade natal, com um show dentro dos mesmos moldes. Em janeiro, o foco é a oficina em Sorocaba e muita coisa legal está programada para os meses seguintes. Temos um grupo muito bom de comediantes na região, mas ainda há pouca cultura de comédia em Jaraguá do Sul. Estamos nos inspirando em outras cidades que já possuem essa tradição, e temos vários projetos em desenvolvimento. Queremos ajudar Jaraguá do Sul a comprar a ideia de assistir comédia”, adianta Tureck.

Quer conhecer o trabalho do comediante?

É só verificar o Tureckomedia, canal do Guilherme no Youtube, ou então a página de Facebook Guilherme Tureck. Para contratar o show, entre em contato com ele no (47) 99747-7050, (47) 99919-0500 ou (47) 3054-0886.

Imagem: Adilson da Silva/BL Fotografias

 



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *