Ushuaia e El Calafate: viaje pelo ponto mais extremo da América do Sul

O fim da Cordilheira dos Andes reserva dois presentes aos viajantes apaixonados pelo inverno: Ushuaia e El Calafate, as estrelas da Patagônia argentina que trazem os primeiros sinais dos ares gelados, ambiente inóspito e fauna selvagem da “vizinha” Antártida.

Atrações, por lá, é que não faltam. A começar pelo céu: durante o dia, com nuvens esparsas movimentadas pelas correntes de ar dos oceanos atlântico e pacífico; à noite, tomado de estrelas – um visual que só é possível por causa da atmosfera limpa e da ausência de luminosidade por quilômetros sem fim. Para completar, um povo amigável, hospitaleiro e uma natureza exuberante. Dar de cara com bandos de pinguins, leões-marinhos ou caudas de baleia levantando no horizonte não é incomum; pela janela, há sempre picos nevados, lagos azul-turquesa e glaciares a perder de vista.

Gostou? Então, só falta conhecer as principais atrações turísticas da Terra do Fogo. Confira a seguir!

Geleira Perito Moreno -> Um enorme paredão de gelo super comprimido, com 5 km de frente e uma média de 60 metros de altura: essa é a figura impressionante da Geleira Perito Moreno, que fica maior a cada ano e, ao sol, reluz como um gigantesco diamante. Com 7 km de passarelas à sua volta, pode ser visitada em um passeio de bote pelo lago anexo ou com caminhadas guiadas sobre a superfície. Imperdível!

Glaciares do Lago Argentino -> Se Perito Moreno é a atração imperdível da terra do Fogo, os Glaciares do Lago Argentino não ficam para trás: o Upsala, Spegazzini e icebergs espalhados pela gigantesca extensão de água valem muito o passeio e oferecem ao visitante um visual inigualável com os picos nevados ao fundo.

Trem do Fim do Mundo -> Ele une Ushuaia ao Parque Nacional Terra do Fogo, em 7 km de trilhos que passam por três estações e o rio Pipo, a cachoeira Macarena e o cemitério das árvores, entre diversas outras belezas naturais. Na última estação, é fácil ir à Baía Ensenada, na costa do Canal do Beagle, para uma vista deslumbrante do mar e das ilhas Redonda, Navarino e Hoste.

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia -> Sabia que Ushuaia começou a se estruturar depois da implantação de uma colônia penal de criminosos reincidentes na região? E eles foram os primeiros construtores do vilarejo: além das casas, inicialmente de madeira, eles ainda pegavam diariamente o Trem do Fim do Mundo para cortar lenha no que se tornou, posteriormente, o cemitério de árvores. Paralelamente a isso, a localização privilegiada – a região é o ponto mais próximo da Antártida – ainda rendeu à Terra do Fogo uma história repleta de aventuras marítimas e caça à fauna local, como as baleias-jubarte.

Esportes de Inverno -> Se a região já é incrível para quem gosta de frio, curiosidades históricas, arquitetura típica, natureza e frutos do mar, ela é melhor ainda para os amantes dos esportes de inverno. Nos parques e glaciares da região é possível praticar tanto modalidades mais “calmas”, como um passeio nos trenós de gelo puxados por Huskys Siberianos, quanto snowmobile, trekking pelas montanhas e diversas opções de ski – tudo isso em paisagens incríveis, como o Cerro Castor e o Valle Tierra Mayor.

Quer conhecer as maravilhas de Ushuaia e El Calafate?

Entre em contato com a Viajare Turismo e descubra os pacotes incríveis que temos para você aproveitar o inverno na Patagônia!



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo redacao2@dom7.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *