Dicas infalíveis para descobrir se você é um líder integral

Nas esferas corporativas onde as mudanças imprimem um ritmo exponencial em atendimento a demandas cada vez mais complexas e a relações interpessoais mais desafiadoras, paira uma grande incerteza na convenção do diferencial de sucesso nas organizações: Qual o perfil do líder integral, ideal para engajar as pessoas nessa nova configuração?

No propósito da liderança integral o conceito de inspirar pessoas e envolver as organizações na construção da visão de futuro ideal tornou-se uma prioridade. O líder – certo da existência de níveis diversos de consciência e talentos como condição única de cada indivíduo, deve assumir a posição de agente transformador e promover as mudanças – a partir de si próprio – como estimulo para criação das condições necessárias ao bom desempenho dos seus colaboradores.

O conceito de Liderança Integral considera que a construção da excelência nas condições humanas requer um investimento na sutileza de determinadas habilidades. “Saber de uma coisa racionalmente não a torna sabedoria”. (Jamie Sams). A Inclusão da dimensão dos aspectos subjetivos compõe a equação da integralidade do líder. A dissociação dos conteúdos práticos e subjetivos responde por grande parte da insipidez dos resultados nas esferas organizacionais.

É preciso ser versado em pessoas e nutrir interesse genuíno por elas para que os resultados sejam construídos da melhor maneira possível. Muitos líderes na tentativa de serem eficientes e autônomos tornam-se cegos em relação às necessidades e expectativas das pessoas ao seu entorno. Pessoas oprimidas não desempenham no “melhor de si” e passam ao largo do entendimento dos conceitos de alto desempenho e resultados excepcionais.

A missão do líder no contexto da liderança integral é atuar como elo de integração e ilustrar com o próprio exemplo a excelência dos resultados através de objetivos colaborativos e soluções integradoras, considerando o indivíduo na sua integralidade como interface primordial na conexão dos conceitos de desenvolvimento conjunto, transformação cultural e dimensões estruturais da organização.

Se a palavra ilustra o exemplo arrasta. Muito mais do que de críticas as pessoas precisam, de fato, de diretrizes de sucesso ilustradas através de atitudes que respeitem a condição humana do individuo e configurem o propósito da inclusão – do estamos juntos – na legitimação dos interesses próprios como principio de motivação para construção dos resultados compartilhados.

 

Waleska Farias é Coach e Consultora de Carreira e Imagem. Professora convidada dos cursos de formação de valores e padrões de conduta no CADEMP – FGV. Palestrante CONAR-RH. Colunista dos Blogs HSM, Exame e Revista Versatille dentre outros. Consultora de carreira e imagem do quadro Transformação do Programa TV Xuxa na Rede Globo de Televisão. Especializações: Formação acadêmica e cursos de extensão: Pós graduada em Teoria Psicanalítica e Práticas Institucionais. Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching e Quantum Evolution pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, Treinamento & Desenvolvimento (ABTD), Master Avatar-Cursos Internacionais Avatar®, Certificação de Consultora DISC ETALENT, Programação Neurolinguistica (INAp).

Waleska Farias – Coach e Consultora de Gestão de Carreira: Tel.:  (21) 2259-7901 / (21) 9691-0992 /[email protected] / www.waleskafarias.com

 

Crédito foto: freedigitalphotos.net/chanpipat

Informações do Autor

Waleska Farias

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *